Linguagem de manipulação de dados (ou DML, de Data Manipulation Language) é o grupo de comandos dentro da linguagem SQL utilizado para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados. Os principais comandos DML são Select, Insert, Update e Delete.
Linguagem de Definição de Dados, define a estrutura dos dados e tabelas. Os comandos DDL mais comuns são CREATE, ALTER, DROP, RENAME e TRUNCATE.
Uma linguagem de manipulação de dados (DML) permite aos usuários acessar ou manipular dados conforme organizados pelo modelo de dados apropriado. Compõe uma única linguagem de consulta banco de dados, como por exemplo, o SQL.
A DDL, Data Definition Language ou LInguagem de Definição de Dados, apesar do nome não interage com os dados e sim com os objetos do banco. ... Já a DML, Data Manipulation Language, ou Linguagem de Manipulação de Dados. interage diretamente com os dados dentro das tabelas. São comandos do DML o INSERT, UPDATE e DELETE.
Linguagem de Definição de Dados, define a estrutura dos dados e tabelas. Os comandos DDL mais comuns são CREATE, ALTER, DROP, RENAME e TRUNCATE. CREATE – Comando utilizado para criar um BANCO (CREATE DB) e uma TABELA (CREATE TABLE).
SQL significa Standard Query Language, literalmente a linguagem padrão para realizar queries. A linguagem SQL é utilizada de maneira relativamente parecida entre os principais bancos de dados relacionais do mercado: Oracle, MySQL, MariaDB, PostgreSQL, Microsoft SQL Server, entre muitos outros.
A palavra “insert”, em inglês, significa inserir, e a tecla Insert é utilizada para definir como o teclado deve adicionar as letras no meio de um texto. ... Um dos modos é o sobrescrito, em que o cursor, ao mesmo tempo em que adiciona o texto digitado, apaga o texto à direita.
INSERT é uma declaração SQL que adiciona um ou mais registros em qualquer tabela simples de um banco de dados relacional.
Para usar o INSERT devemos escrever INSERT INTO e o nome da tabela. Depois colocar em parênteses as colunas que terão um valor inseridos, escrever VALUES e escrever em outro parênteses os valores que serão inseridos nas colunas.
INSERT no MySQL: Todos devem manter a ordem de inserção, ou seja, o campo título, segundo na lista dos campos, deve ser o segundo item nos VALUES. A sintaxe padrão é: INSERT INTO tabela (campo1,campo2) VALUES ('valor1','valor2');
Atualizando dados: UPDATE SQL
Em sua forma mais simples, um Comando SELECT deve incluir o seguinte: Uma cláusula SELECT que especifica as colunas a serem exibidas....Na sintaxe
A cláusula TOP é usada com a cláusula SELECT para limitar o número de registros retornados por uma consulta SQL e são usadas para otimizar a consulta. WHERE condição; Como exemplo temos a consulta que retorna apenas 2 registros de funcionários com idade maior que 25.