Para atender a essas finalidades geralmente utiliza-se um pacote padrão, denominado LAP cirúrgico, composto por seis campos de tecido de algodão duplos, um campo de tecido de algodão simples e um cam- po de tecido de algodão duplo para embalagem, todos pas- síveis de reprocessamento.
Para formular um pacote cirúrgico é necessário ter em mente a realidade da instituição e principalmente seus custos. Os cirurgiões e anestesistas devem fazer parte desta elaboração para que aprovem a quantidade de materiais e medicamentos que serão incluídos no valor total obtido.
Os campos cirúrgicos descartáveis têm a finalidade de proteger o paciente durante os procedimentos que são realizados em um hospital, uma clínica ou em uma sala de pronto atendimento médico.
- abrir, alternadamente, as pontas laterais do campo, afastar a ponta do campo, próxima do conteúdo do pacote, segurando-o com uma das mãos e, com a outra, prender as pontas soltas, tendo o cuidado de não contaminar a face interna do campo; a seguir, depositar o conteúdo deste sobre a mesa do instrumentador.
Campo cirúrgico nos modelos padrão ou fenestrado para utilização em ambiente médico-odonto-hospitalar com a finalidade de proteger o paciente ou superfícies durante procedimentos.
- Uso de prateleiras fechadas ou coberturas sobre os pacotes é desejável. - Controle do fluxo de pessoal, limpeza, ventilação, espaço adequado. - Estabelecer normas e rotinas; -Manusear os pacotes apenas quando estiverem completamente frios antes da estocagem.
Os métodos químicos líquidos utilizam glutaraldeído, peróxido de hidrogênio, formaldeído ou ácido peracético. Já a esterilização de material cirúrgico pela forma gasosa utiliza o óxido de etileno. Essa técnica, que inclusive é a utilizada pela OXETIL FGF, tem uma grande vantagem.
1 - Enxaguar todo o instrumental cirúrgico em água corrente, instilando água sob pressão, certificando-se posteriormente da ausência de sujidade. 1 - Colocar o instrumental cirúrgico sobre um pano branco e limpo; 2 - Secar cada instrumental externa e internamente com ar sob pressão.
Oxiclean é um detergente ácido de baixa espuma específico para remoção de manchas e oxidações nos instrumentais cirúrgicos, sua fórmula possui uma mescla de tensoativos não iônicos e ácido fosfórico. Remove manchas, ferrugem, crostas minerais e devolve o brilho aos instrumentais e câmaras de autoclave.
Por outro lado, caso você não tenha um esterilizador em casa, é possível também lavar as pinças e tesouras com água e sabão. Nesse caso, o ideal é esfregar bem até formar bastante espuma. Em seguida, enxague com água em abundância. Porém, a água e o sabão não são o suficiente para esterilizar da forma correta.
Recomenda-se para a esterilização em autoclave, que os artigos estejam embalados em papel grau cirúrgico, e estes instrumentos devem ser esterilizados a uma temperatura de 121ºC durante 15 a 30 minutos a uma pressão de 1atmosfera (atm) (PELCZAR, 1997; RAMOS,2009).
Para a limpeza é bem simples, basta seguir esses 4 passos;
Como esterilizar alicate de unha da forma correta?
Como utilizar autoclave passo a passo
Nunca sobreponha os materiais de dentro do envelope e nem os envelopes. Deixe um espaço de pelo menos 1 centímetro entre os envelopes e o tanque da autoclave. Se você utilizar o suporte para envelopes, coloque todos na mesma direção, com o lado do plástico voltado para o mesmo lado.
180º
Como fazer:
A autoclave digital é a mais eficaz .