Para pintar um retrato fiel do surgimento das igrejas denominadas evangélicas ou protestantes é preciso retornar um pouquinho no tempo e fazer uma imagem dos acontecimento que fizeram surgir o movimento protestante que originou os Evangélicos.
O complexo todo é chamado, algumas vezes, de Mosteiro de Echemiazim. De acordo com alguns estudiosos, foi a primeira catedral construída no antigo Reino da Armênia e é considerada a mais antiga do mundo.
Os dois nomes referem-se aos cristãos que romperam com a Igreja Católica durante a Reforma Protestante. O termo “protestante” vem do documento formal de protesto – Protestatio – que os luteranos apresentaram em uma assembleia em 1529, manifestando a sua oposição à política religiosa adotada pela Igreja.
Elas surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Lutero atacava duramente a venda de indulgências, ou seja, a obtenção de perdão para um determinado pecado em troca de dinheiro.
Martinho Lutero estava descontente com as atitudes da igreja baseadas no seu poder econômico e político, dentre as quais o pagamento dos fiéis em expiação dos seus pecados e a ostentação do clero.
Os protestantes, tal como os católicos ortodoxos, não veneram os santos e nem acreditam na existência do purgatório, para ambos existindo apenas o céu e o inferno.
O papa Leão X exigiu uma retratação do padre, ameaçando condená-lo por heresia. Mas Lutero não voltou atrás e rompeu com a Igreja Católica, dando início à chamada Reforma Protestante, movimento que se espalhou pela Europa, impulsionado pela maior flexibilidade religiosa que oferecia.
O Protestantismo é uma vertente do Cristianismo, que tem início no século XVI, com o padre católico alemão Martinho Lutero.
A principal diferença entre os dois movimentos é que os evangélicos possuem uma posição mais bem definida sobre a Bíblia. Os protestantes em geral seguem o princípio da Sola Scriptura, que defende que somente a Bíblia é fonte da revelação suprema.
Com base na sagrada escritura, dispensa a autoridade de alguém que oriente a igreja, pois ao seguir a Bíblia, seguem a própria palavra de Deus. Assim, os protestantes não reconhecem a autoridade do papa como o reconhece a Igreja Católica Apostólica Romana.
No dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta de uma igreja de Wittenberg, na Alemanha, um manifesto com 95 teses em que atacava não só a venda de indulgências, como também outros procedimentos da Igreja Católica, como a negociação de cargos eclesiásticos.
Com a vinda da família real para o Brasil, e com a abertura dos portos às nações amigas, os ingleses e os alemães trouxeram, respetivamente, a igreja anglicana e a luterana. Mais tarde, outras igrejas foram sendo trazidas.
O livro mais conhecido de Max Weber, e um dos mais importantes para a Sociologia, trata da relação da religião com as questões econômicas e se chama “A ética protestante e o “espírito” do capitalismo”.
Construída em 1535, a igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no sítio histórico da Prainha, em Vila Velha (ES), reabriu as portas para visitação na última terça (8). Em 2016, a igreja, considerada a mais antiga em funcionamento do Brasil, passou por uma restauração.
O verdadeiro Cristão é aquele que da a vida pela suas ovelhas , O Pai da Reforma não deu ,quis ser maior na sua obediência interna , se ele sabia onde a ferida esta acontecendo , porque desejou deixar mais a doença corromper , teses é como um jornal , só lê que gosta, quem não gosta e não entende , é como jogar um anzol sem isca , A Igreja de Cristo fundada por Ele , com seus seletos Apóstolos deram a vida por Cristo , O “kerigma foi anunciado , hoje ecoa e cura nos diversos corações verdadeiramente cristãos . Se a Reforma protestante nasceu de um pai revoltado , hoje os seus filhos colhem uma historia com diversas raízes mas sem a semente verdadeira ( que é a tradição sagrada onde originou-se Cristo , conforme a escritura Sagrada )
Falar sobre o surgimento e o aparecimento das centenas (talvez milhares) de denominações que hoje existem em suas diversidades, é preciso entender o contexto ao qual tudo teve sua origem, o ponto de partida. Porém, isso levaria algumas dezenas de páginas e ficaria um texto muito cansativo de ler, ou se tornaria um “livro”. Abaixo, tentei lançar um resumo, uma síntese do que aconteceu, quando e como, bem como as denominações que surgiram nos últimos 500 anos aqui no Brasil.
Tirante os dois gigantes, o continente onde encontram-se mais evangélicos é a África. Só na Nigéria são mais de 25 milhões, seguidos pelos 10,3 milhões da Etiópia e os 9,4 milhões do Quênia.
Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI. Esse movimento iniciou-se a partir de Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica.
Os livros do Novo Testamento Atos dos Apóstolos e Epístola aos Gálatas registam que a primeira comunidade da igreja cristã foi centrada em Jerusalém e tinha entre seus líderes Pedro, Tiago, João, e os apóstolos.
11 das igrejas mais belas do mundo
Há dois mil anos e que fora fundada por Jesus Cristo sobre Pedro (Mateus 16:18). Em Antioquia os discípulos de Cristo pela primeira vez foram chamados de Cristãos.
Igreja Católica
Introdução doutrinal
Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.