A sinopse é o ponto de partida para despertar o interesse do leitor por um livro. É nesse pequeno texto que as informações importantes da história são apresentadas e como a ação se desenvolverá ao longo da trama. ... Além disso, o leitor quer um breve resumo, para saber se terá interesse de ler o livro ou não.
Dicas do Clube de Autores para escrever um bom prefácio:
4 dicas de como fazer o prefácio de um livro
Palavras de esclarecimento, justificação ou apresentação, que precede o texto de uma obra literária, do próprio autor, do editor ou de outra pessoa de reconhecida competência e autoridade; anteâmbulo, antelóquio, apresentação, exórdio, introdução, preâmbulo, prefação, preliminar, prelúdio, proêmio, prolegômenos, ...
Texto ou advertência, ordinariamente breve, que antecede uma obra escrita, e que serve para apresentá-la ao leitor. [Sin., alguns deles p. us.: prefação, preâmbulo, prólogo, proêmio, prolusão, prelúdio, preliminar, introdução, anteâmbulo, antelóquio, exórdio.
O prólogo é um esclarecimento, no qual é contado algum fato que antecede a trama/história principal em questão. Assim sendo, o prólogo, que é a parte inicial do acontecimento, vem antes do 1º capítulo do livro; já o epílogo, vem depois do último capítulo. ... No epílogo é feito um resumo final das ideias expostas.
Prefácio: breve texto de esclarecimento, justificativa ou comentário da obra. Pode ser escrito pelo próprio autor ou outra pessoa, que geralmente é autoridade no assunto. Inicia-se em página ímpar, antes do sumário.
O Prólogo se encontra no começo do livro, é o início da história de um livro, ou o meio. Mas como assim? No prólogo você pode escrever a cena que antecede a sua história, como, por exemplo, o assassinato de uma pessoa, que ocorreu 10 anos antes da história a ser contada.
A Resenha Crítica
Colofão. É o último elemento impresso no miolo do livro e apresenta informações técnicas sobre ele, como o papel e a tipografia utilizados e o local e o ano de impressão. Esses são alguns dos termos técnicos utilizados para referir-se às partes específicas de uma obra literária.
Um livro possui ao todo 4 capas. A tradicional capa, ou primeira capa, é o cartão de visitas do livro, onde aparecem as principais informações como: nome do livro, nome do autor, editora e elementos gráficos. A segunda capa é a parte oposta à primeira capa.