O Sermão da Sexagésima é uma obra religiosa e literária de autoria do Padre Antônio Vieira. ... Nele, Vieira usa de uma metáfora: pregar é semear. O tema, ou seja, o conceito predicável, do sermão é extraído, como regra, da passagem bíblica definida pelo calendário litúrgico: Semen est verbum Dei (S.
Resposta. O sermão desenvolve a temática religiosa e, ao mesmo tempo, predomina nele uma das características do estilo barroco: o conceptismo, visto que sua principal preocupação é o conteúdo, é a discussão da arte de persuadir.
Resposta: porque um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios e vencer-se uma agudeza com outra maior; mas contra vontades endurecidas nenhuma coisa aproveita a agudeza, antes dana mais, porque quando as setas são mais agudas, tanto mais facilmente se despontam na pedra.
Sermão da Sexagésima. Pelo trecho reproduzido, pode-se concluir que o Sermão da Sexagésima trata da: Origem: UFSM A) problemática da pregação religiosa, considerando as figuras dos pregadores e dos fiéis. ... d) exortação que o pregador fazia em favor de seu projeto de criar a Campanha das Índias Ocidentais.
Leia o trecho de um sermão, do Padre Antônio Vieira: Será porventura o estilo que hoje se usa nos púlpitos um estilo tão empeçado, um estilo tão dificultoso, um estilo tão afetado, um estilo tão encontrado a toda parte e a toda a natureza? O estilo há de ser muito fácil e muito natural.
Um estilo tão dificultoso, um estilo tão afetado, um. ... O estilo ha de ser muito fácil. e natural. Por isso, Cristo comparou o pregar ao semear.
Estes são os pecados do Maranhão: estes são os que Deus me manda que vos anuncie:Annuntia populo meo scelera eorum. É CORRETO afirmar que, nessa passagem, o Padre Vieira está: ... defendendo o jejum para todos os cativos do Maranhão.
1 - A ideia defendida no Sermão é que há dois tipos de escravidão, uma física e uma espiritual, e que os negros escravizados precisam se manter fortes na fé e não deixar que a escravidão física se transforme em uma escravidão espiritual, de modo que os hoje escravos possam ser livres na vida depois da morte.
Podemos reconhecer neste trecho do Padre Antônio Vieira: O caráter argumentativo típico do estilo barroco (século XVII). A pureza de linguagem e o estilo rebuscado do escritor árcade (século XVIII). Uma visão de mundo centrada no homem, própria da época romântica (princípio do século XIX).
Valorização dos detalhes; Linguagem rebuscada, dramática e exagerada; Uso de figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole e metáforas; Cultismo ou Gongorismo (jogo de palavras);
de acordo com o poema "a jesus cristo nosso senhor "acerca da linguagem barroca voce diria que o texto é cultista ou conceptista?
Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excesso de ornamentos e representações do divino. O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos.