Tempo é a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos etc. A palavra tempo pode ter vários significados diferentes, dependendo do contexto em que é empregada. ... "O tempo" é o momento atmosférico, é a definição do clima e das estações do ano.
O tempo da física refere-se aos movimentos naturais, cosmológicos e o da filosofia é o tempo das mudanças vividas pela consciência. Ao tempo físico associam-se características como medidas, quantidade, abstração e reversibilidade e o tempo vivido concreto e a reflexão marcam o tempo da consciência.
Em informática, tempo de execução ou runtime (termo em inglês), é o período em que um programa de computador permanece em execução. ... O termo tempo de execução é um contraponto ao termo tempo de compilação, que é uma referência ao período em que o código é compilado para gerar um programa executável.
O tempo social dominante de uma sociedade é aquele que lhe permite cumprir os atos necessários para a produção dos meios que garantem sua sobrevivência, possibilitando a criação, manifestação, realização e atualização de seus valores fundamentais.
A noção humana de tempo encontra-se ligada de forma íntima às percepções fornecidas pelos sentidos - com destaque certamente para o sentido da visão - o que faz com que a noção humana de tempo encontre-se diretamente influenciada pela luz e suas propriedades.
Unidade de medida usada para marcar o tempo Os anos, meses, horas, minutos e segundos são formas de determiná-lo. Antigamente, os povos usavam o sol como mecanismo de orientação. ... Foi assim que passaram a dividir o dia em 24 horas, cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos.
Como a contagem do tempo está relacionada ao movimento de rotação da Terra, os primeiros relógios usavam a sombra de uma haste provocada pelo Sol. ... Usava-se também a ampulheta, que marcava o tempo pelo escoamento da areia de um compartimento para o outro.
relógio de sol