O que é prótese parcial removível? É um aparelho protético que substitui os dentes naturais perdidos em arcadas, nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais, ou seja, onde há perda parcial de dentes.
Prótese dentária fixa sobre implante dentário. Os mais utilizados são a porcelana sobre metal (metalocerâmica) e a porcelana sobre zircônia – esta, indicada para resultados mais estéticos, principalmente em dentes anteriores.
A prótese parcial removível ou móvel é constituída por uma estrutura metálica com o objetivo de reter os dentes saudáveis, havendo a substituição apenas daqueles que faltam, dando mais estabilidade na hora da mastigação e da fala.
A prótese normalmente tem uma barra metálica fixada nos implantes, sobre esta barra são montados os dentes e a parte da gengiva, feita em acrílico.
O protocolo é composto normalmente por 12 dentes feitos de resina ou mais comumente de cerâmica. São presos em uma estrutura de metal muito forte, que é fixada na arcada dentária do paciente através de parafusos de metal.
Entenda o que é a prótese protocolo Segundo Heloísa, a prótese protocolo é o que existe de mais moderno para a reabilitação de um paciente que perdeu todos os dentes, sejam eles da maxila ou da mandíbula. “Ela é fixada com implante osseointegrados e sobre eles parafusada uma prótese total, tipo dentadura”, conclui.
Alguns acessórios disponíveis no mercado são ideais para higienização da prótese tipo protocolo. Uma delas é a escova modelo unitufo, que possui formato que alcança com facilidade e limpa essa região. Outro aliado é o fio dental com uma das pontas rígida (como um fio de nylon), que facilita a inserção do fio no local.
PRÓTESE PROTOCOLO SOBRE IMPLANTES São próteses totais (que reabilitam toda arcada superior ou inferior) apoiadas sobre um conjunto de implantes de forma fixa (paciente não precisa remover a prótese para limpeza).
O tratamento por implantes desenrola-se geralmente em 5 etapas: