- sistema aberto, onde se verificam trocas de energia e de matéria com o meio envolvente; - sistema fechado, onde ocorrem apenas transferências de energia; - sistema isolado, em que não há permutas de energia nem de matéria.
O sistema fechado tem poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo. ... O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas.
A energia pode atravessar as fronteiras de um sistema fechado de duas maneiras, por calor e por trabalho. Onde, calor é definido como a forma de energia transferida entre dois sistemas (ou entre um sistema e sua vizinhança) em virtude da diferença de temperaturas.
Sistema é parte do universo físico que está sob investigação, parte fechada e bem definida. ... - Sistema isolado: não permite troca de energia e nem de matéria com o meio. Vizinhança é tudo aquilo que está ao redor do sistema em investigação. Fronteira é a área que limita o sistema.
Vizinhança, em física, define-se como sendo toda a parte, região, que rodeia um sistema. Um sistema separa-se da sua vizinhança por uma fronteira. Um sistema juntamente com a sua vizinhança constitui o universo.
Significado de Vizinhança substantivo feminino Qualidade de vizinho. As pessoas que residem perto de nós.
Um sistema termodinâmico é uma quantidade arbitrária de matéria, cujas propriedades podem ser descritas unicamente e de forma completa, especificando certos parâmetros macroscópicos que podem ser: Temperatura. Pressão. Volume.
É a situação atual do sistema no momento de troca termodinâmica; São as propriedades físicas e químicas do sistema, que envolvem a temperatura, pressão, volume, massa, entropia; São as propriedades químicas do sistema, que envolvem a temperatura, pressão, volume, massa, entropia. ...
A caracterização de um estado do sistema é feita por reconhecimento de suas propriedades termodinâmicas. Chama-se fase qualquer porção homogênea de um sistema. O estado depende da natureza do sistema e, para ser descrito, necessita de grandezas que o representem o mais completamente possível.
Gás ideal é aquele em que as colisões entre as partículas são perfeitamente elásticas. Entre as partículas dele, não há qualquer tipo de interação, como forças atrativas ou repulsivas, além disso, essas partículas não ocupam espaço.