Mulher que, por inspiração divina, é capaz de prever acontecimentos futuros. Etimologia (origem da palavra profetisa). Do latim prophetissa.
Ela foi a única mulher citada no contexto bíblico que conquistou um cargo político reconhecido e dado por seu povo. Consta que ela era casada e o seu marido se chamava Lapidote, ela tinha uma vida simples, profetizava e aconselhava as pessoas ao ar livre, debaixo das palmeiras.
Débora permanecia sentada debaixo de uma palmeira que ficou conhecida como Palmeira de Débora onde ela julgava os casos trazidos pelos filhos de Israel. ... Isso é evidente porque o próximo versículo descreve seu modo de “julgar”: “Ela atendia debaixo da palmeira de Débora” e “os filhos de Israel subiam a ela em juízo” […]
No texto, Débora exerce a liderança oficial das tribos e convoca os homens à guerra. Já Jael, que não estava inserida nas tribos israelitas, exerce liderança de forma difusa, sendo inclusive, responsável pela morte do comandante do exército inimigo do povo israelita.
Baraque é um nome de origem hebraica que significa "Relâmpago". Filho de Abineão de Quedes, foi um líder de Israel na época da opressão por parte de Jabim, rei de Canaã. Baraque, acompanhado pela profetisa Débora, esposa de Lapidote, lutou contra as tropas de Jebim, chefiadas por Sísera, no monte Tabor.
Qual a mulher que acolheu o seu inimigo e depois o matou ? R: Jael. Juízes 4-18,21.
Significado de abinoão: Abinoão é mencionado na Bíblia como o pai de Baraque.
Débora
Por extensão, o nome significa "mulher trabalhadora e esforçada". A personagem bíblica Débora é mencionada no Antigo Testamento como uma juíza profetisa que reorganizou as tribos de Israel contra o domínio de Canaã. Ela foi a responsável por levar os israelitas à vitória contra os cananeus.
Resposta. Através da força física.
Deus usou tudo o que Débora tinha para a glória dEle. E nessa história podemos encontrar várias lições de vida e coragem. Podemos aprender virtudes como sabedoria, companheirismo, dedicação e amor. ... Mas Débora se manteve firme, sem qualquer arranhão em seu comportamento, e influenciou a nação a se voltar para o Senhor.
A verdade sobre os anjos.
A geração dos Juízes durou um período aproximado de 410 anos, e além das personalizades de Moisés e Josué, fazem parte da lista de nomes dos juízes que lideraram neste tempo:Otniel, Eúde, Sangar, Débora, Gideão, Tola, Jair, Jefté, Ibsã, Elom, Abdom, Sansão e Samuel.
Os chamados Juízes maiores são: Otoniel (3,7-11); Eúde (3,12- 30); Débora (4,1–5,31); Gideão (6,1–9,57); Jefté (10,6–12,7); Sansão (13,1–16,31).
Existem os juízes "maiores" – Otoniel, Aod, Barac (e Débora), Gedeão, Jefté e Sansão –, cujos atos são contados de um modo mais ou menos pormenorizado, e seis juízes "menores" – Samgar (3, 31), Tola e Jair (10, 1-5), Abesã, Elon e Abdon (12, 8-15) –, que são recordados apenas brevemente.
Monarquia dividida O Reino de Israel, com a sua capital Samaria, durou mais de 200 anos com 19 reis, enquanto o Reino de Judá foi governado a partir de Jerusalém durante 400 anos pelo mesmo número de reis, da linhagem de David.
Também chamado de Reino de Israel e a capital passou a ser Samaria. Ao longo da história o reino do norte teve ao todo 19 reis.
A tribo de Gade (ou Gad) é uma das doze tribos de Israel. O sétimo filho que Jacó teve de Zilpa, a serva de Leia e irmão de Aser (Gn e Gn . ... A tribo de Gade, durante a marcha pelo deserto, situava-se, juntamente com Simeão e Rúben, a sul do tabernáculo (Nm 2:14).