Por definição, as Pessoas Altamente Sensíveis (PAS) são aquelas que têm a capacidade de captar pequenos detalhes e matizes de tudo aquilo que as rodeia. São pessoas delicadas e hipersensíveis, que demonstram ter um grau de compromisso extremamente alto com todas as coisas que realizam.
Deixe claro que a pessoa altamente sensível pode te explicar o que desejar e que conta com todo o seu apoio para quando for preciso. Pede que explique o que a incomoda: mostre o seu interesse em saber que coisas a incomodam e peça que te explique o que você pode fazer em relação a isso de forma a evitá-lo ou ajudá-la.
Se a sua pele sofre de desconforto com um simples toque, você pode ter uma pele muito sensível. Na pele sensível, as terminações nervosas são supersensíveis, disparando sinais de dor em reação a estímulos inofensivos. Caso você perceba vermelhidão ou inflamação, consulte seu médico.
Para identificar uma pele sensível, procure por:
Uma pele torna-se sensível quando sua barreira protetora é comprometida, tornando-a mais suscetível à ação de fatores externos, que podem causar irritação ou alergias.
Qual é o melhor protetor solar para pele sensível? Alguns protetores solares podem causar sensações de ardor desagradáveis na pele sensível. Escolha um protetor com amplo espectro UVA-UVB, testado nas peles mais sensíveis, como a linha ANTHELIOS da marca especialista em peles sensíveis La Roche-Posay.
Protetor Solar Facial Matte Perfect Com Cor Além disso, ele é ótimo para peles mistas a oleosas, pois tem textura bem sequinha. Uso todos os dias e sinto que, com ele, minha pele demora para ficar oleosa.
Para quem tem rosácea, seguir a lógica de quanto maior o FPS do filtro solar, melhor a proteção, pode não dar certo e acarretar irritação na pele. De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, o mais indicado é usar os filtros com FPS 30 ao invés dos protetores com FPS 70.
Ácido ascórbico (vitamina C) e derivados podem ser usados com cautela e dependerá da tolerância de cada paciente. Olá, quem tem rosácea em geral tem a pele sensível e avermelhada. Em geral, a pele é seca, mas também pode ser oleosa. A vitamina C não deixa de ser um ácido (ácido ascórbico), e requer cautela.
Produtos para pele com rosácea: como tratar as manchas vermelhas, sensibilidade e o ardor com skincare
O tratamento para rosácea mais comum é feito com produtos de uso tópico, sob orientação médica. O objetivo é diminuir a inflamação e vermelhidão do paciente. Nos tipos de rosácea pápula pustulosa, ocular e fimatosa, o uso de antibióticos se faz necessário.
Os cuidados diários de uma pele com rosácea envolvem sabonete e protetor solar para peles sensíveis, uso constante de água termal e hidratante. Os pacientes devem sempre evitar produtos adstringentes e esfoliantes.
Ambientes abafados e quentes, exposição solar sem proteção, peeling, estresse e nervosismo são alguns fatores que aumentam a possibilidade de uma crise. Como a pele com rosácea também é muito mais sensível a produtos cosméticos, é importante ter cuidado com o uso de substâncias que contêm ácidos e álcool.