As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente.
As ligações químicas representam as forças que os átomos utilizam para se manterem unidos. Mas, porque eles precisam fazer isso? O objetivo de todos os elementos da tabela periódica é se transformar em um gás nobre, que recebe esse nome porque possui estabilidade na camada de valência, ou seja, 8 elétrons.
Ou seja, os átomos se ligam na tentativa de se estabilizarem, podendo ser através de ligações iônicas, onde há trocas de elétrons, ou através de ligações covalentes, os elétrons são compartilhados.
A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais. ... Assim, seguindo essa regra, os átomos dos elementos mencionados possuem a tendência de ganhar elétrons para alcançarem a estabilidade.
A ligação iônica ocorre quando um átomo precisa perder elétrons para se tornar estável. ... *um átomo só perde elétron qnd encontra outro disposto a receber. A ligação covalente ocorre qnd 2 ÁTOMOS PRECISAM GANHAR elétrons.
Em uma ligação iônica, os átomos estão ligados pela atração de íons com cargas opostas, enquanto que em uma ligação covalente, os átomos estão ligados por compartilhamento de elétrons.