adjetivo Que pode ser alvo de mudança(s); que pode sofrer variações; que não se mantém permanente; mutável ou variável: comportamento inconstante; trabalho inconstante. Diz-se da pessoa que não consegue ser estável em seus comportamentos, sentimentos, opiniões e/ou atitudes; diz-se de quem muda com frequência.
Uma pessoa equilibrada emocionalmente é aquela que tem clareza e segurança para sair de problemas e conflitos, procurando sempre resolver da melhor forma possível e objetivando as decisões mais acertadas.
10 sinais de que você é uma pessoa com muito controle emocional
Já no caso da empatia – ou seja, a capacidade de compreensão emocional e de sentir o que o outro sente –, pesquisas mostram que é ativada a rede neural no cérebro que representa nossas próprias experiências dolorosas. O problema é que a fronteira entre a própria dor e o sofrimento alheio se desfaz rapidamente.
Empatia: Sentir a dor do outro e como ajudar no luto.
#1: Entenda suas emoções e reações frente à dor do outro Ter empatia, se colocar no lugar do outro e olhar as dificuldades de quem está ao nosso redor com sensibilidade são características que contribuem muito para nossa evolução e aumento do bem estar geral – nosso e dos outros.
“Quando a dor do próximo não lhe afeta”. Realmente uma coisa de se pensar e observar, quando a dor não lhe afeta, realmente quem precisa de ajuda é você sim. As vezes podemos ajudar quem tá passando por alguma situação difícil e assim você estará fazendo a obra que Deus.
A empatia, ou seja, a capacidade de sentir a dor do outro, é algo tipicamente humano. Apesar disso, nem todos praticam a capacidade de ser empático, já que muitas vezes é difícil compreender as atitudes e formas de ver a vida do outro, sem julgamentos e preconceitos.
Tinho Aires: Se as feridas do teu próximo não lhe... Se as feridas do teu próximo não lhe causam dor, a sua doença é pior do que a dele.