Novo acordo ortográfico: guia da nova ortografia
O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral. No meio das palavras, quase sempre, o "U" tônico em hiato é sempre acentuado, seja no meio ou no fim. No caso das palavras mau e mal, mal é um advérbio, antônimo de bem e mau é um adjetivo, antônimo de bom.
Quando termina com "U", no plural só coloca o "S". Quando termina com "L", no plural termina com "IS". Outra forma para saber se uma palavra termina com a letra "U" ou "L" é pensar se uma palavra é uma ação ou não. Quando a palavra significa uma coisa que a pessoa fez, ou seja, uma ação, ela termina com "U".
A forma correta de escrita da palavra é certo, com c inicial. A palavra serto está errada. Certo pode ser um adjetivo, um advérbio, um pronome indefinido ou um substantivo masculino. Com função de adjetivo, significa aquilo que é correto, verdadeiro, seguro, preciso e exato.
Use concerto quando tiver significado de audição musical, harmonia de instrumentos ou vozes, composição musical extensa. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Use conserto quando tiver significado de reparo, restauração, reforma, remediar, corrigir, colocar algo em bom estado.
Todas as formas conjugadas do verbo concertar devem ser também escritas com c, bem como a palavra concerto, cognata de concertar, que significa uma sessão musical, como um show ou um espetáculo, bem como um pacto, uma combinação.