"Para retirar uma parede estrutural, é preciso substituí-la por vigas ou por pilares que suportem a carga que ela sustentava, além de checar se as outras paredes suportam a nova distribuição", ensina Ubiraci Souza, 42, professor do departamento de construção civil da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo ...
O martelo demolidor é um equipamento amplamente usado na derrubada de paredes. Trata-se de uma ferramenta eficiente para demolir e quebrar concreto e tijolos. Visualmente, ele parece uma britadeira. Existem diversos tipos de martelo demolidor, que variam de acordo com o seu peso (10, 13, 16 e 30 kg).
Como determinar se uma parede é estrutural
Como resolver Limpe a área criando uma superfície aderente. Com um martelo, apicoe e elimine todas as áreas deterioradas ou não aderidas, formando arestas retas. Retire o concreto em volta das armaduras corroídas, deixando, no mínimo, 2 cm livres em seu contorno.
Nenhuma viga pode ser quebrada, até mesmo a vibração causada por martelete ou marretadas podem ocasinar danos estruturais graves.
Esse método de corte é feito com a utilização de ferramentas de corte diamantado. De acordo com as dimensões da estrutura, o corte de viga de concreto pode ser feito com fio diamantado, sistema wire saw, ou com disco diamantado, sistema wall saw.
O corte de laje de concreto - também conhecido como corte de piso - é um método de diamante rápido e eficiente usado para cortar superfícies horizontais, como lajes de concreto, pisos, pontes e pavimento. Esse trabalho ganhou popularidade na indústria de corte de concreto porque é versátil, prático e econômico.
Quebre os pedaços maiores com uma marreta ou uma britadeira.
É muito comum em reformas ou em construções novas, seja ela em estrutura pré-moldada ou alvenarias se depararem com a necessidade de realizar perfurações em vigas ou lajes, seja pela necessidade de passar tubulações diversas. Sim, pode!
As paredes de alvenaria estrutural não poderão ser cortadas, se de vedação sim. Outra alternativa na dúvida se o prédio for muito antigo fazer o encanamento externo e depois escondê-lo com painel Drywall, perde-se um pouco de espaço mas tem-se a certeza de não alterar a estrutura.
Pode construir sem problema desde que a laje tenha sido executada com capacidade para tal. Voce não pode é colocar uma alvenaria de peso elevado sobre uma laje dimensionada e executada como laje de forro por exemplo. ... Esse tipo de acréscimo é facilmente absorvido pelas lajes.
O grande macete para passar cabos elétricos em eletrodutos amassados é o jeito de colocar os cabos na sonda. A maioria dos eletricistas quando vão passar mais de um cabo nos eletrodutos, costumam decapar as pontas dos cabos e unir as pontas juntas e em seguida emendar com fita isolante na sonda já passada.
Qual o melhor eletroduto corrugado para enterrar? Com esse cenário planejado, o melhor eletroduto corrugado para enterrar é o corrugado PEAD Preto. Feitos de PVC, ambos possuem as vedações necessárias para garantir a proteção dos fios elétricos.
O primeiro passo é desenhar a estrutura que você vai precisar definindo quantas tomadas, interruptores e luminárias você quer instalar. Depois corte o eletroduto nos tamanhos que você precisa. Use ele como referência pra marcar o lugar onde serão fixadas as abraçadeiras.
E para garantir a segurança elétrica da sua casa ou empresa é imprescindível conhecer os tipos de eletrodutos. De uma forma geral, eles podem ser metálicos ou isolantes, além de magnéticos ou não magnéticos e são classificados em: curváveis, rígidos, flexíveis e transversalmente elásticos.
Como fazer instalação elétrica residencial? Passo a passo completo!
As bitolas mínimas recomendadas são de 1,5mm para iluminação e 2,5mm para tomadas de força. Sobre a Tensão, no Brasil temos 127V e 220V. Se usarmos a rede de 110 V (Voltagem), para obter os 4400 W (Potência) a corrente deverá ser de 40 A (pois 40 x 110 = 4400 W).
Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.