Monossílabas: palavras formadas por uma única sílaba. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Dissílabas: palavras formadas por duas sílabas.
Exemplos de palavras polissílabas com quatro sílabas borboleta (bor-bo-le-ta); esperança (es-pe-ran-ça); enfraquecer (en-fra-que-cer); política (po-lí-ti-ca).
Resposta. É chamada de >>> Polissílaba.
Polissílabas são palavras que têm quatro ou mais sílabas.
As palavras são classificadas como monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas quando é feita uma classificação da palavra quanto ao número de sílabas. Palavras monossílabas têm apenas uma sílaba. Palavras trissílabas têm três sílabas. Palavras polissílabas têm quatro ou mais sílabas.
Trissílabas são as palavras formadas por três sílabas.
trem; vez; voz; PELO QUE EU APRENDI "ESTOU" É DISSILABA.
Sílaba – O que é Monossílaba: 1 sílaba, Dissílaba: 2 sílabas, Trissílaba: 3 sílabas, Polissílaba: 4 ou mais sílabas.
Sílabas são fonemas emitidos de uma só vez. Isso é percebido mais facilmente quando fazemos exercícios de separação silábica e dividimos as palavras conforme elas são pronunciadas. Assim, a palavra mar tem uma sílaba, enquanto on-da tem duas; bi-quí-ni, três e bra-si-lei-ros, quatro sílabas.
SEPARAR EM SÍLABAS
As sílabas são fonemas ou grupos de fonemas que são pronunciados por uma única emissão de voz e cuja base é sempre uma vogal. ... A base das sílabas na Língua Portuguesa são as vogais (a - e - i - o - u). Sem vogais, não há sílaba. Leia a palavra PIPOCA.
Classificação das Palavras quanto ao Número de Sílabas
1 – a contagem das sílabas só é realizada até a última sílaba tônica da última palavra do verso. 2 – Se uma sílaba poética terminar em vogal átona e a sílaba seguinte iniciar-se em vogal ou H (que não possua som) ou vice-versa, essas sílabas podem se juntar em uma única.
1 – a contagem das sílabas só é realizada até a última sílaba tônica da última palavra do verso. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) 2 – Se uma sílaba poética terminar em vogal átona e a sílaba seguinte iniciar-se em vogal ou H (que não possua som), essas sílabas podem se juntar em uma única.
A contagem das sílabas métricas (metrificação) A cada verso, damos início a uma nova contagem, sendo dispensadas as sílabas sobressalentes da última palavra do verso anterior. Isso porque a contagem das sílabas termina sempre na sílaba tônica da última palavra de cada verso, sendo dispensadas as demais, se houver.
Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.
O que é estrofe? Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.
Um soneto é composto por 14 versos e cada um deles deve possuir a mesma métrica, isto é, cada um dos catorze versos deve apresentar o mesmo número de sílabas poéticas.
As sílabas em cada um dos versos são contadas até a última sílaba tônica; Quando uma palavra termina com uma vogal átona e a palavra seguinte começa por vogal também átona, as sílabas que contêm essas vogais serão combinadas em uma só sílaba métrica.
A contagem das sílabas gramaticais totaliza dez sílabas enquanto a contagem das sílabas métricas totaliza sete sílabas, que caracteriza um verso em redondilha maior ou heptassílabo. A rima é uma das responsáveis pela musicalidade e ritmo do poema. Ela é feita ao usar palavras com o mesmo fonema final em sequencia.
A métrica se distingue do ritmo, no sentido deste último ser identificado como padrões de duração, enquanto que a "métrica envolve nossa percepção inicial bem como a antecipação subsequente de uma série de batidas que extraímos da superfície rítmica da música à medida que ela se estende no tempo". ...
A Metrificação é a forma utilizada na Poética para medição de versos (metro), sendo, portanto, o estudo dessa medida. ... Metro = medida do verso.
Métricas são medidas quantificáveis usadas para analisar o resultado de um processo, ação ou estratégia específica.
A escansão é o exercício de contar as sílabas poéticas que compõem os versos de um poema, geralmente para conferirmos sua métrica e podermos classificá-lo ou não em um poema de forma fixa, como soneto, ode, balada, etc.
Vamos seguir dois passos bem simples:
Um dos fatores mais importantes ao analisar um poema é a contagem de sílabas poéticas. A essa prática, dá-se o nome de escansão. ... Uma palavra é oxítona caso a sílaba tônica (sílaba mais acentuada, mais “forte”) seja a última. Por exemplo: ca-fé, in-te-ri-or, trem etc.