EQST

O Que Uma Carta Rogatria?

O que uma carta rogatria? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
  • O que é uma carta rogatória?
  • O que é auxílio direto?
  • O que é o auxílio direto passivo?
  • Em que consiste o exequatur?
  • Quem concede o exequatur?
  • Qual a diferença entre auxílio direto e cooperação internacional?
  • O que é auxílio direto direito internacional privado?
  • O que é cooperação internacional direta?
  • Quais são as formas de cooperação internacional?
  • Quais são as medidas judiciais que podem ser objeto de cooperação internacional?
  • Quais são no Brasil as modalidades de cooperação jurídica internacional?
  • Quais são os instrumentos de cooperação internacional?
  • Quando se aplica a cooperação internacional?
  • Como ocorre e quais as hipóteses de cooperação no âmbito do processo civil brasileiro quais são os seus requisitos?
  • O que é pedido passivo de cooperação jurídica internacional?
  • Quais os requisitos para a homologação de sentença estrangeira no Brasil?
  • Quem é a Autoridade Central brasileira?
  • Quais são as modalidades de cooperação nacional?
  • O que se entende por cooperação nacional?
  • Como o CPC definiu a forma de exercício prático da cooperação nacional?
  • Não é forma de execução do pedido de cooperação nacional?
  • O que são atos concertados entre os juízes cooperantes?
  • Quais são os critérios norteadores da cooperação internacional previstos no CPC?
  • É incabível o auxílio direto quando a medida não decorrer diretamente de decisão de autoridade jurisdicional estrangeira a ser submetida a juízo de delibação no Brasil?
  • O que é uma carta rogatória?

    Carta rogatória é uma forma de comunicação entre o judiciário de países diferentes, com objetivo de obter colaboração para prática de atos processuais... ... Trata-se de um instrumento jurídico de cooperação processual entre países.

    O que é auxílio direto?

    O auxílio direto é um meio de cooperação internacional, que promove meio legal para obtenção transnacional de provas, comunicação de atos processuais, entre outros atos processuais a serem realizados em país diferente daquele que exerce a jurisdição.

    O que é o auxílio direto passivo?

    Já no auxílio direto passivo, o que existe é um pedido de assistência do Estado alienígena diretamente ao Estado rogado, para que este preste as informações solicitadas ou provoque a Justiça Federal para julgar a providência requerida, conforme o caso concreto.

    Em que consiste o exequatur?

    De origem latina, a expressão ao pé da letra significa "execute-se", "cumpra-se". Uma vez concedido o exequatur, a carta rogatória será remetida ao juiz federal do Estado para ser cumprida e, depois disso, devolvida ao Superior Tribunal de Justiça para que seja remetida ao país de origem. ...

    Quem concede o exequatur?

    Quem concede o "exequatur" às cartas rogatórias é o STJ (Superior Tribunal de Justiça), conforme preceitua o artigo 105, I, "i", da Constituição Federal.

    Qual a diferença entre auxílio direto e cooperação internacional?

    No Auxílio Direto, apesar da nomenclatura sugestiva, não há comunicação direta entre juiz brasileiro e a autoridade estrangeira, o pedido de cooperação internacional é encaminhado pela autoridade central estrangeira à autoridade central brasileira, que neste caso é o Ministério da Justiça, para posterior distribuição à ...

    O que é auxílio direto direito internacional privado?

    O auxílio direto é instrumento usado atualmente para facilitar a realização de atos internacionais entre os países e se caracteriza pelo peculiar fato de que o país requerente abre mão do exercício de sua jurisdição interna e por conseguinte soberania, solicitando que o próprio país na qual se deseja ver um dado ato ...

    O que é cooperação internacional direta?

    A cooperação jurídica internacional também pode ser classificada em direta e indireta. ... A cooperação direta é aquela em que o juiz de primeiro grau tem pleno juízo de conhecimento. Trata-se da assistência direta.

    Quais são as formas de cooperação internacional?

    Os Estados independentes podem estabelecer formas de cooperação por acordo e numa base de igualdade. A base da cooperação pode ser a constituição de uma organização internacional, como as Nações Unidas ou como a Organização Mundial de Saúde.

    Quais são as medidas judiciais que podem ser objeto de cooperação internacional?

    O artigo 27 do CPC, por sua vez, disciplina o objeto da cooperação jurídica internacional, a qual poderá compreender: (i) citação, intimação e notificação judicial e extrajudicial; (ii) colheita de provas e obtenção de informações; (iii) homologação e cumprimento de decisão; (iv) concessão de medida judicial de ...

    Quais são no Brasil as modalidades de cooperação jurídica internacional?

    No Brasil, as regras a respeito da cooperação jurídica internacional estão dispostas, por exemplo, em acordos multilaterais e bilaterais de cooperação jurídica; em resolução do STJ e portarias Ministério da Justiça; no regimento interno do STF; em algumas disposições da Lei de Introdução ao Direito Brasileiro (LINDB) e ...

    Quais são os instrumentos de cooperação internacional?

    Os principais instrumentos de cooperação jurídica internacional são a Carta Rogatória e o Pedido de Auxílio Jurídico Direto, ou simplesmente Auxílio Direto.

    Quando se aplica a cooperação internacional?

    A Cooperação Internacional é basicamente um auxílio entre os Estados para assegurar o pleno funcionamento da Justiça, quer para a execução de atos processuais, quer para a colheita de provas ou simples troca de informações.

    Como ocorre e quais as hipóteses de cooperação no âmbito do processo civil brasileiro quais são os seus requisitos?

    A cooperação será ativa quando um Estado (requerente) formular a outro (requerido) um pedido de assistência jurídica; a cooperação, por outro lado, será passiva quando um Estado (requerido) receber do outro (requerente) um pedido de cooperação.

    O que é pedido passivo de cooperação jurídica internacional?

    Os pedidos de cooperação jurídica internacional passivos poderão ter como base acordos internacionais ou poderão ser recebidos por reciprocidade. ... Esta procede à distribuição dos pedidos às unidades do Ministério Público Federal, com atribuição para promover judicialmente os atos necessários à cooperação.

    Quais os requisitos para a homologação de sentença estrangeira no Brasil?

    O procedimento de homologação de uma sentença estrangeira segue o Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça. Assim, a homologação deve ser requerida necessariamente por um advogado mediante petição endereçada ao Ministro Presidente do STJ e protocolada na Coordenadoria de Processos Originários.

    Quem é a Autoridade Central brasileira?

    A autoridade central, isto é, o Ministério da Justiça (art. 26, § 4º), detém competência para receber a solicitação de auxílio direto do órgão estrangeiro, conforme regramento do próprio tratado de cooperação.

    Quais são as modalidades de cooperação nacional?

    Além dos instrumentos acima mencionados, a cooperação nacional pode se dar por intermédio das cartas de ordem, precatória e arbitral. As cartas são instrumentos formais que visam o cumprimento ou a determinação do cumprimento de atos processuais fora dos limites de competência do juízo solicitante.

    O que se entende por cooperação nacional?

    Tem a função de permitir o intercâmbio e o auxílio recíproco entre juízos, além dos limites rígidos e solenes das cartas precatórias ou de ordem. A cooperação assumirá, também, maior rigor formal quando realizada por meio das cartas de ordem, precatória e arbitral. ...

    Como o CPC definiu a forma de exercício prático da cooperação nacional?

    “O CPC trata, em capítulo próprio, da cooperação entre os órgãos do Poder Judiciário, estadual ou federal, especializado ou comum, em todas as instâncias e graus de jurisdição, incluindo os tribunais superiores. ... O pedido de cooperação independe de forma específica e deverá ser prontamente atendido.

    Não é forma de execução do pedido de cooperação nacional?

    Como versa expressamente o artigo 69, o pedido de cooperação nacional independe de forma específica e deve ser atendido o quanto antes, pois o compromisso do Poder Judiciário com a prestação da melhor jurisdição possível é medida que se impõe, podendo esse requerimento ser executado como: I) auxílio direto; II) reunião ...

    O que são atos concertados entre os juízes cooperantes?

    Atos concertados. São aqueles definidos de comum acordo entre os juízes cooperantes, na tentativa de estabelecer procedimentos para as finalidades previstas nos incisos I a VIII do § 2o.

    Quais são os critérios norteadores da cooperação internacional previstos no CPC?

    A cooperação jurídica internacional terá por objeto: I - citação, intimação e notificação judicial e extrajudicial; ... VI - qualquer outra medida judicial ou extrajudicial não proibida pela lei brasileira. Especificamente sobre o auxílio direto o Novo CPC traz regras específicas.

    É incabível o auxílio direto quando a medida não decorrer diretamente de decisão de autoridade jurisdicional estrangeira a ser submetida a juízo de delibação no Brasil?

    Cabe auxílio direto quando a medida decorrer diretamente de decisão de autoridade jurisdicional estrangeira a ser submetida a juízo de delibação no Brasil. ... Neste sentido, o NCPC veda a atribuição ao Ministério Público do status de autoridade central, para fins de auxílio direto.