Arte Moderna foi um conjunto de tendências que começou a se desenvolver a partir da segunda metade do século XIX, atingindo a ápice na primeira metade do século XX. A partir desse momento, começou a envolver uma série de rupturas com as tradições que vinham sendo acompanhadas dentro da história da arte.
Estes são os 5 pontos da arquitetura moderna de Le Corbusier
A Arte Moderna é o conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX e perdurou até meados do século XX. Ela abrange especialmente a arquitetura, a escultura, a literatura e a pintura.
O estilo moderno (ou modernista) refere-se a uma tendência única na arte e na arquitetura que se desenvolveu na primeira metade do século XX. E, ao contrário do que muitos pensam, o estilo moderno não precisa ser composto apenas por objetos e móveis com design futurista.
Funcionalidade, praticidade e simplicidade aliadas ao charme, sofisticação e beleza das peças e móveis presentes no ambiente. Essas são as principais características que definem a decoração moderna. Esse estilo único de decoração tem origem no mesmo conceito modernista que surgiu na primeira metade do século XX.
A decoração clean preza um ambiente leve, funcional, arejado. Formas simples, cores neutras e claras e iluminação natural são constantes nestes espaços. O minimalismo é um meio de atingir esse tipo de decoração. Excesso de informação, formas muito ornamentais e cores demais estão de fora.
Bom, essas são as principais diferenças sobre esses dois estilos. Para simplificar e ser mais direta é o seguinte: Moderno = Recente, Racional e Funcional | Contemporâneo = Futurista, Tecnologia, Curvas e Desafia os limites.
Sabe aquele ambiente que só de olhar parece ser muito aconchegante e agradável? Assim é a decoração no estilo escandinavo. Com conceito minimalista, esse estilo é caracterizado por linhas retas, paredes e móveis brancos, uma paleta de cores neutras, luz natural e muita simplicidade.
Bem, há uma opção muito próxima do Escandinavo, com algumas mudanças: O Escandinavo Quente, também conhecido como Decoração Nórdica. O estilo nórdico se adapta aos mais diversos espaços sem sobrecarregar. Normalmente, suas fortes características são: madeiras aparentes, móveis com design e o uso de tonalidades neutras.