EQST

Qual O Conceito De Sade-doença?

Qual é o conceito de saúde-doença?

O processo saúde-doença é um conceito central da proposta de epi- demiologia social, que procura caracterizar a saúde e a doença como componentes integrados de modo dinâmico nas condições concretas de vida das pessoas e dos diversos grupos sociais; cada situação de saúde específica, individual ou coletiva, é o ...

Quais são os determinantes de saúde-doença?

O processo saúde-doença acontece ao longo da vida e é influenciado pela lógica de produção econômica, pelos aspectos históricos, sociais, culturais e biológicos, pela forma como se entende a saúde e a doença e pelo desenvolvimento científico da humanidade (Sabroza, 2007).

Quais são os principais paradigmas da saúde?

São discutidas nesta Unidade as origens européias e latino-americanas da Medicina Social e a originalidade da Saúde Coletiva brasileira. Estes aspectos completam-se com detalhada análise de três paradigmas: o biomédico, o epidemiológico e o sociológico.

Quais são as reais necessidades de saúde?

As necessidades necessárias incluem a liberdade, a autonomia, a auto-realização, a auto-determinação, a atividade moral, a reflexão, entre outras.

O que são práticas sanitárias?

Assim, a prática sanitária passa a ser a busca da cura dos indivíduos que manifestaram alguma doença. Trata-se do início da era terapêutica que, a partir da Segunda Guerra Mundial, já no século XX, foi reforçada pelo desenvolvimento moderno do Estado de bem-estar e por aumento dos recursos públicos ao setor saúde.

Quais as características do paradigma Flexneriano?

O modelo flexneriano, baseado num paradigma fundamentalmente biológico e quase mecanicista para a interpretação dos fenômenos vitais, gerou, entre outras coisas, o culto à doença e não à saúde, e a devoção à tecnologia, sob a presunção ilusória de que seria o centro de atividade científica e de assistência à saúde.

Quais são os elementos estruturais da medicina Flexneriana?

Mendes (1995) conceitua esse modelo flexneriano como "medicina Page 21 20 científica", pois esse relatório foi um dos principais instrumentos de consolidação dos seus elementos estruturais: mecanicismo, biologicismo, individualismo, especialização, exclusão de práticas alternativas, tecnificação do ato médico e ênfase ...

Quais os princípios norteadores da Estratégia de Saúde da Família?

A estratégia de Saúde da Família reafirma e incorpora os princípios básicos do Sistema Único de Saúde – SUS: universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade.

São diretrizes da Estratégia Saúde da Família?

Tem como diretrizes a integralidade e a equidade da atenção, a coordenação e longitudinalidade do cuidado das famílias e das pessoas sob sua responsabilidade.