Significado de Duplo-cego substantivo [Medicina] Diz-se da pesquisa clínica comparativa entre 2 substâncias ou medicamentos em que, por um artifício de metodologia, nem o paciente nem o médico pesquisador sabe qual delas o paciente está usando, para afastar qualquer tipo de interferência externa à terap.
Por exemplo: "randomizado" (do inglês randomized). ... A palavra randomizado está registada no dicionário de José Pedro Machado com o significado: «que apresenta randomização: processo que procura a tendência para a igualização das estimativas».
Estudo duplo-cego ou ensaio clínico em dupla ocultação é um método de ensaio clínico realizado em seres humanos onde nem o examinado (objeto de estudo) nem o examinador sabem o que está sendo utilizado como variável em um dado momento.
Ensaio clínico placebo-controlado – ensaio clínico no qual os sujeitos designados para o grupo controle recebem placebo. Estudo – termo genérico, usado para indicar uma grande variedade de atividades de pesquisas que envolvem coleção, análise e interpretação de dados. Também usado como sinônimo de ensaio clínico.
Placebo é qualquer substância ou tratamento inerte (ou seja, que não apresenta interação com o organismo) empregado como se fosse ativo. Na medicina, injeções de soro fisiológico e comprimidos de açúcar são dos placebos mais usados.
Um placebo refere-se a uma substância como uma pílula, que seja fisiologicamente inerte, que produz um efeito terapêutico. A pílula placebo em si não tem nenhum efeito. Pelo contrário, é a ação de tomar uma pílula ou passar por um procedimento que produz o efeito benéfico.
Medicamento (medicamentum = remédio): fármaco com propriedades benéficas, comprovadas cientificamente. Todo medicamento é um fármaco, mas nem todo fármaco é um medicamento. Droga (drug = remédio, medicamento, droga): substância que modifica a função fisiológica com ou sem intenção benéfica.
Resposta: Os medicamentos são substâncias ou preparações que se utilizam como remédio, elaborados em farmácias ou indústrias farmacêuticas e atendendo especificações técnicas e legais. Remédios são produtos com a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou então aliviar os seus sintomas.
10 medicamentos que mais faturaram com vendas no Brasil
Resposta. Medicamentos são produtos farmacêuticos que tem a função de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou aliviar os seus sintomas.
Medicamentos sintéticos - são produzidos por meio da manipulação química de substâncias em laboratório, enquanto os biológicos são produzidos a partir de células vivas, como plantas e micro-organismos.
Os remédios são colocados como drogas, por sua composição química. Tais são colocados como drogas químicas, isso porque tais podem gerar efeitos colaterais e até mesmo ao vício, dando origens a pessoas com distúrbios como hipocondria.
São exemplos de drogas lícitas o tabaco, o álcool e a cafeína. Drogas ilícitas: são aquelas que não podem ser produzidas, comercializadas ou utilizadas, havendo proibições descritas em lei. A comercialização desse tipo de droga é considerada crime. São exemplos de drogas ilícitas a maconha, a cocaína e o crack.