Nódulo hipoecoico na mama, tireoide ou fígado: o que é e quando é grave. O nódulo hipoecoico, ou hipoecogênico, é aquele que é visualizado através de exames de imagem, como a ultrassonografia, e que indica uma lesão de baixa densidade, geralmente formada por líquidos, gordura ou tecidos poucos densos, por exemplo.
Características de nódulo maligno Caroço irregular no seio; Caroço duro como uma pequena pedra; Alterações na pele da mama, como aumento da espessura ou alteração da cor; Um seio parece muito maior que o outro.
A principal diferença entre o cisto e o nódulo mamário está no fato de o cisto ser oco, ou melhor, preenchido por líquido. Mesmo com todas as outras características similares, como forma e tamanho, seu interior é oco e pode ser preenchido parcialmente por algum líquido, como sangue e outros fluidos.
O cisto sinovial é um tipo de nódulo, semelhante a um caroço, que surge próximo a uma articulação, sendo mais comum em locais como o pé, o pulso ou joelho. Este tipo de cisto é preenchido por líquido sinovial e geralmente é causado por pancadas, lesões por esforço repetido ou defeito na articulação.
“Nos casos mais leves, alguns sinais de alerta que indicam a realização dos exames são suspeita de fratura no crânio, saída de sangue ou secreção pelo nariz ou ouvidos, olhos arroxeados, episódios repetidos de vômitos, crises convulsivas, perda de consciência por tempo superior a cinco minutos, entre outros”, pontua.