EQST

O Que Um Registro Contbil?

O que é um registro contábil?

O registro tem como função registrar todos os eventos econômicos e financeiros ocorridos dentro de uma empresa. É nele que você vai poder verificar quais são os benefícios, os direitos, as obrigações, o que a empresa teve de receita, de despesa, enfim, quanto ela, efetivamente, está gerando de lucro ou de despesa.

Para que serve o registro contábil?

Lançamento contábil é a forma como a Contabilidade registra os fatos que afetam (ou que possam vir a afetar) o patrimônio da empresa. ... Dissemos "no mínimo" porque há inúmeros casos em que o lançamento contém, por exemplo, uma conta a débito e duas a crédito.

Como fazer o lançamento contábil?

Como fazer lançamentos contábeis de forma eficiente?

  1. Incentive a digitalização das informações.
  2. Conte com a tecnologia.
  3. Valorize a gestão estratégica.
  4. Respeite os princípios contábeis.
  5. Facilite o entendimento do seu cliente.
  6. Diferencie a sua contabilidade.
  7. Faça a aplicação de demonstrações contábeis.
  8. Erros nos cálculos.

Como fazer lançamentos no Sistema fortes?

Para criar um novo lançamento basta clicar no ícone Novo e o sistema irá apresentar a tela de cadastro de lançamento. Para utilizar o lançamento modelo, deverá realizar o cadastro dos mesmos na opção “Lançamentos Modelos”. O campo “número do documento” serve para que o sistema possa realizar a conciliação automática.

Como contabilizar recebimento de clientes com juros?

O valor relativo aos juros e outros encargos financeiros serão registrados contabilmente na própria conta que registra o empréstimo ou financiamento, tendo como contrapartida uma conta de despesas financeiras.

Como contabilizar saque bancário?

Depende qual a destinação do valor. Seja ela pagamento de fornecedor - PC, ou para compra com pagamento a vista (mesmo caso de pagamento de fornecedor) ou para suplemento de caixa físico - AC ou retirada de sócio (antecipação de lucros - AC).

O que é a conta juros a transcorrer?

Os juros a transcorrer ou encargos financeiros a transcorrer é uma conta de natureza devedora que tem origem nas operações de empréstimos e financiamentos com a cobrança antecipada de juros passivos, é uma conta retificadora do Passivo, que será apropriada ao resultado à medida que o tempo transcorrer.

Como contabilizar aplicação financeira e seus rendimentos?

As aplicações com prazo maior que um mês devem ter os registros de rendimentos feitos em partidas mensais. Por sua vez, os investimentos de curto prazo, em que o resgate é feito no mesmo mês da aplicação, devem ter seus rendimentos registrados no ato do resgate.

Onde fica aplicações financeiras no balanço patrimonial?

O lançamento de aplicação financeira na contabilidade se dá com o valor do investimento no balanço, no Ativo Circulante, quando o prazo do resgate é de curto prazo, ou no Ativo Não Circulante, no subgrupo Realizável a Longo Prazo, caso o prazo de resgate previsto seja maior do que o exercício social seguinte.

Como declarar os rendimentos de aplicações financeiras?

Os rendimentos dos investimentos em renda fixa tributáveis devem constar na aba “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/ Definitiva”, no código “06 – Rendimentos de aplicações financeiras”. Isso não significa que o investidor terá que recolher o imposto, porque a instituição já reteve na fonte o valor devido.

Como tributar rendimento de aplicação financeira no lucro presumido?

No caso de pessoa jurídica tributada com base no lucro presumido, os rendimentos auferidos em aplicações financeiras serão adicionados ao lucro presumido somente por ocasião da alienação, resgate ou cessão do título ou aplicação (regime de caixa).

Qual é o rendimento de uma aplicação?

O rendimento pode ser entendido como o retorno de uma aplicação financeira: a diferença entre o valor que você investiu e o valor atual. Por isso, também é conhecido como a rentabilidade de um investimento. ... Com a taxa Selic a 3%, em dados de maio de 2020, a poupança tem um rendimento de 2,1% em 12 meses.

Quais os impostos que incidem sobre aplicações financeiras?

A primeira informação que você precisa saber é que existem apenas dois impostos sobre seus investimentos: o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Outro fator importante é que eles incidem apenas sobre os rendimentos que você obtiver e não sobre o valor total investido.

O que é ganhos líquidos auferidos em aplicações financeiras?

Considera-se ganho líquido o resultado positivo auferido nas operações realizadas em cada mês, admitida a dedução dos custos e despesas incorridos necessários à realização da operação. Sob o auferimento de ganhos líquidos na alienação de ações no mercado à vista há incidência de 15% de Imposto de Renda Retido na Fonte.

Quais são as aplicações financeiras de renda variável?

Os investimentos em renda variável são aplicações financeiras das quais se desconhece a taxa de remuneração. Em muitos casos, a rentabilidade possui um histórico e valores médios de pagamento. No entanto, o investidor não pode ter certeza sobre o valor dos ganhos futuros – nem se os terá.

O que são ganhos líquidos?

Na apuração dos ganhos líquidos ou perdas, as despesas com corretagens, taxas ou outros custos necessários à realização das operações, desde que efetivamente pagas pelo contribuinte, podem ser acrescentadas ao custo de aquisição ou deduzidas do preço de venda dos ativos ou contratos negociados.

Quais investimentos são tributados como renda fixa?

Na renda fixa, os ativos mais comuns entre as pessoas físicas são: a caderneta de poupança, os títulos públicos, os CDBs, as LCIs, as LCAs, as debêntures, os CRIs, os CRAs. Além disso, apesar de não serem ativos de renda fixa, os COEs são tributados como renda fixa.

Como funciona o imposto de renda sobre investimentos?

Fundos de investimento Os rendimentos são tributados em 22,5% para o resgate em até 6 meses. O restante sofre a incidência de 20%. Esse fundo ainda tem o chamado come-cotas, que consiste no pagamento de IR de 20% sobre o rendimento nos meses de maio e novembro.

Quais os tributos que incidem sobre uma aplicação em CDB com prazo menor que 30 dias?

A quantia vem líquida, pois há retenção de Imposto de Renda na fonte. Além do IR, quem deixa o dinheiro no CDB por menos de 30 dias tem que pagar ainda o IOF, que é um imposto mais agressivo, que chega a 96% para um dia de aplicação. Ainda neste conteúdo você saberá mais detalhes sobre a tributação.

O que é investimento regressivo?

Imposto Regressivo por tempo É o caso de investimentos na Previdência Privada. Neste caso, ao invés da renda em si, o que vale para o cálculo é o tempo pelo qual o dinheiro ficou aplicado. Quanto maior o tempo, menor será o imposto pago. Após 10 anos, chega-se à alíquota limite de 10%.

O que é um tributo regressivo?

De forma geral, o imposto regressivo incide sobre o consumo e sua principal característica é que toda a população é impactada pela carga tributária da mesma forma, independentemente da renda e do patrimônio.

O que quer dizer imposto de renda regressivo?

Quando falamos em tabela regressiva do Imposto de Renda, isso significa que as alíquotas cobradas vão depender do tempo que o dinheiro ficar aplicado. Quanto maior o tempo do investimento, menor será a alíquota a ser paga. ... A partir desse período a alíquota atinge o seu índice mínimo, de 10%.

O que quer dizer desconto regressivo?

Isso quer dizer que, quanto maior o intervalo de tempo pelo qual o dinheiro fica aplicado, menor a parcela retida. Essa é uma forma adotada pelo governo para incentivar investimentos de longo prazo.

O que é desconto regressivo na faculdade?

Desconto Regressivo FAM. A cada mês um desconto especial para você se preparar para todas as oportunidades.

O que quer dizer regressiva?

adjetivo Que anda para trás; retrógrado, retroativo: série regressiva, tendência regressiva. Diz-se do imposto cuja percentagem diminui conforme o rendimento em que recai. Gramática Assimilação regressiva, permuta de um fonema por outro, igual ou semelhante ao que se lhe segue, por influência deste.

Como funciona bolsa no Mackenzie?

O Mackenzie possui um setor de bolsas de estudo que cuida especificamente do Prouni e de bolsas filantrópicas oferecidas pela universidade. Eles divulgam os dias e horários em que o aluno deve comparecer para a avaliação socioeconômica. Caso o aluno não vá, eles consideram desistência e repassam a vaga.