Hemocomponentes são os produtos gerados em serviços de hemoterapia através de técnicas de centrifugação que permitem o fracionamento da bolsa de sangue total em concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado.
Hemocomponentes: o que são, para que servem e quando usar
Obtido após o fracionamento do sangue total. Deve ser congelado até 8 horas após a coleta e armazenado a temperatura de, no mínimo, 20º C negativos. Validade de 12 meses. Contém albumina, fibrinogênio, globulinas e fatores de coagulação sangüínea.
Hemoderivados são medicamentos produzidos pelo fracionamento industrial do plasma humano. ... Depois decolhido, o sangue total é processado nos Serviços de Hemoterapia e dá origem a até quatro hemocomponentes: concentrado de hemácias, concentrados de plaquetas, plasma e crioprecipitado.
Hemoterapia é o emprego terapêutico do sangue, que pode ser transfundido com seus componentes (hemocomponentes) e derivados (hemoderivados). Os principais hemocomponentes utilizados na terapia transfusional são: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado. ...
Compete ao Técnico de Enfermagem Instalar o hemocomponente, sob supervisão do Enfermeiro; 3. Aferir sinais vitais no pré, intra e pós procedimento transfusional; 4.
- Conservar entre 1 a 6 C°, até o momento do uso; - Manter fora da geladeira no máximo 30 min, antes - da transfusão; - Usar obrigatoriamente equipos de transfusão de sangue; - Não adicionar medicamentos; - Se não transfundido em 30 min., devolver ao Serviço de Hemoterapia. - Tempo de infusão: 1 a 4 horas.
O concentrado de hemácias é um dos poucos tratamentos que restaura adequadamente a oxigenação dos tecidos quando a demanda excede a oferta de oxigênio. O objetivo de transfusão de concentrado de hemácias é restaurar os níveis de hemoglobina e repor perdas de sangue.
Hemocomponente obtido através do fracionamento de uma bolsa de sangue total, com remoção de 200 a 250 ml de plasma.
O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio e nutrientes para o corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação.
Uma das funções básicas do sangue é o transporte de substâncias, das quais destacam-se:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A principal função do plasma é garantir o transporte de substâncias pelo corpo, tais como nutrientes e gases. ... Por transportar anticorpos, o plasma também participa ativamente da defesa do organismo.
O plasma, também conhecido como quarto estado físico da matéria, é formado quando uma substância no estado gasoso é aquecida até atingir um valor tão elevado de temperatura que faz com que a agitação térmica molecular supere a energia de ligação que mantém os elétrons em órbita do núcleo do átomo.
A alimentação deve ser bem equilibrada, rica em cereais, frutas, legumes, verduras e carnes magras, para auxiliar na formação do sangue e a recuperação do organismo. A transfusão de plaquetas nem sempre é necessária, pois com os cuidados e o tratamento, a pessoa pode se recuperar ou viver bem.
Contagem baixa de plaquetas é definida como um valor de plaquetas abaixo do limite inferior do normal (ou seja,