A origem da palavra soberania advém do latim supremitas e potestas, e significa Poder Supremo. Um poder é dito soberano quando não existe outro superior a ele.
O estado tem que ser soberano para que quando forem elaboradas normas, regras ou preceitos elas sejam encaradas de forma imperativa porque só a existência de soberania vai permitir a criação de um órgão competente para criar leis.
A supremacia do poder estatal nos ditames da sociedade atual. ... Deve-se entender por soberania o poder no qual o Estado é titular exclusivo, exercendo-o de forma livre, porém não arbitrária, dentro de uma extensão territorial, tendo como escopo regular a vida em sociedade.
4º da Constituição Federal, é possível afirmar que o Brasil deve considerar que a soberania sempre exterioriza a supremacia estatal? Sim, é possível. Soberania é o poder político do Estado Moderno.
“A soberania se constitui na supremacia do poder dentro da ordem interna e no fato de, perante a ordem externa, só encontrar Estados de igual poder. Esta situação é a consagração, na ordem interna, do princípio da subordinação, com o Estado no ápice da pirâmide, e, na ordem internacional, do princípio da coordenação.
Soberania: esse aspecto de um Estado passou por vários significados ao longo da história. ... Portanto, Estado, uma pessoa jurídica de direito público, não existe sem o povo, o qual, no Brasil e em países democráticos, o poder está concentrado em um soberano de forma legitima.