Partindo desses princípios dizemos que o controle discriminativo de estímulos foi estabelecido quando um determinado comportamento tem alta probabilidade de ocorrer na presença do Sd e baixa probabilidade de ocorrer na presença do S∆.
O comportamento operante pode ser colocado sob controle de estímulos antecedentes, e a relação entre o responder discriminado e tais estímulos resultante desse processo pode, por sua vez, ser controlada por outros estímulos, gerando o processo comportamental chamado de discriminação condicional.
RESUMO - Em termos gerais, operações estabelecedoras podem ser definidas como eventos ambientais que alteram a efetividade reforçadora de um estímulo, assim como evocam todo comportamento que, no passado, foi seguido por tal estímulo.
Possibilidades: a relação entre aluno e professor podem favorecer o aprendizado quando o educando gosta e confia no educador, consciente ou não. Limitações: nas questões que envolvem transferência e contratransferência, ou seja, as reações do aluno em relação à imagem do professor e vice-versa.
Psicologia. SEMELHANÇAS DIFERENÇAS Behaviorismo: Estuda o comportamento do indivíduo, sem dar importância a genética ou as atividades mentais. ... Psicanálise: Lida com as questões do inconsciente que motiva o comportamento humano, como repressões, ego, atos e falhas. Gestalt:….