O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou quando os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido. O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.
Investimento produtivo: quando o lucro obtido é maior ou igual à quantia investida. ... Investimento especulativo: intenção de obter lucros rápidos através da venda de títulos, ações, imóveis. Pode ou não dar certo. Ex: a bolsa de valores, pessoas investindo em algo que está em alta naquele momento.
Já o capital produtivo é alocado em investimentos como plantações, fábricas ou outros tipos de empresas e, por isso, tem menos mobilidade. Em caso de um esfriamento da economia, é mais fácil vender ações e transferir o dinheiro do que tomar a decisão de desistir de uma operação mais complexa, de produção.
Capitalismo produtivo são recursos capazes de gerar riquezas e possibilitar a criação de trabalhos e rendas. O capitalismo especulativo, como o próprio nome já diz, é o capital destinado a produção de lucros rápidos através de especulação.
Capitais produtivos: uma das maneiras pelas quais o capital industrial funciona e ocorre como resultado da modificação que o capital sofre ao passar de sua forma monetária para sua forma produtiva. ... Capitais especulativos: é o dinheiro que é investido na bolsa de valores do mundo.
CAPITAL ESPECULATIVO - o investidor está em busca de ganhos rápidos. O dinheiro ou capital é aplicado, mas logo é retirado (após o lucro). CAPITAL PRODUTIVO - o investidor deixa o dinheiro rendendo. O dinheiro é aplicado de forma conservadora, ou seja, ele fica parado e possui lucratividade.
"Os capitais especulativos prejudicam as economias a medida que, quando algum mercado se torna instável ou menos atraente, os investidores transferem seus recursos rapidamente, e os países onde o dinheiro estava aplicado entram em crise financeira ou são atingidos pelo aprofundamento dela".
Resposta: O capital especulativo é aquele que é investido visando apenas a obtenção rápida de lucros. Ele não oferece ganhos para a economia, pois seus lucros não são gerados por meio do trabalho ou da produção. A atividade especulativa, em geral, gera lucro em operações de compra e venda.
Lucro rápido e fácil é a prioridade do capital especulativo. ... As desigualdades sociais são consequências da concentração de riquezas acentuada pelo capital financeiro, para a sociedade.
Esse movimento pode ser desencadeado de forma intencional por alguns setores do mercado ou não. Quando chega a um ponto extremo, pode levar a um crash, ou seja, ao estouro da bolha especulativa, com uma desvalorização repentina nos valores dos ativos, que pode ter consequências para a economia como um todo.
A financeirização envolve a predominância dos mercados e demais instituições financeiras como a forma de definição, gestão e realização da riqueza no capitalismo contemporâneo.
Obtenção de lucro e proteção de capital Para fazer o hedge, por exemplo, o investidor pode comprar ações de determinada companhia e também opções dela. ... Já especular seria comprar opções de ações para vendê-las em uma valorização dos ativos.
O mercado financeiro é o ambiente onde ocorre a compra e venda de valores mobiliários (Ações, títulos de Renda Fixa, Fundos etc), do câmbio de moedas estrangeiras e de mercadorias como minérios e produtos agrícolas. Nesse mercado acontece a divisão entre quem empresta dinheiro e quem toma alguma quantia emprestada.
Enquanto a Bolsa de Valores é um mercado organizado onde ativos financeiros são negociados, o mercado de balcão – também conhecido como OTC – é um mercado onde são negociados os mais diversos títulos de valores mobiliários que não possuem autorização para serem negociados na Bolsa de Valores.