EQST

O Que Tendncia Pedaggica Tecnicista?

O que é tendência pedagógica tecnicista?

É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.

Qual o papel do aluno na educação tecnicista?

Na prática, a pedagogia tecnicista busca eficiência, racionalidade e produtividade. Esta pedagogia não tem como base a atuação do professor, mas sim o papel do aluno ao assimilar conhecimentos técnicos. A escola tecnicista organiza o processo educativo para torná-lo objetivo e operacional.

Qual o papel do aluno na pedagogia libertadora?

Segundo Dussel, o processo pedagógico passa pelo ser humano, que é agente da própria libertação. A Pedagogia Libertadora utiliza "temas geradores", ou seja, os alunos são alfabetizados com as palavras que usam no dia-a-dia, sempre associando o processo de alfabetização com a vida.

O que é pedagogia libertadora?

A pedagogia libertadora de Paulo Freire leva os alunos a um processo de apropriação do conhecimento, conscientizando-os de sua condição sócio-política, para que busquem por mudanças. No Brasil, Paulo Freire foi um educador/estudioso de grande importância.

Quanto à relação professor aluno na educação libertadora é certo afirmar?

Tendência Libertária 4. Tendência Liberal Tecnicista 5a Questão (Ref.: Fórum de Dúvidas (0) Saiba (0) Quanto à relação professor-aluno na educação libertadora é certo afirmar: Educadores e educandos mantém uma relação vertical, cabendo ao mestre o comando e a direção de toda a atividade pedagógica.

Qual a diferença da pedagogia libertária e libertadora?

Libertadora trabalha com a problematização da experiência social, em grupos de discussão. Os conteúdos são extraídos do cotidiano do aluno. Libertaria trabalha com a vivência em grupo. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais.

Quando a educação não é libertadora o sonho do Oprimido e se tornar o opressor?

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” Neste sábado (19), as redes sociais amanheceram e passaram o dia apresentando homenagens ao educador, filósofo, advogado, professor, pesquisador, pedagogo, pensador, escritor Paulo Freire.

Quem são os oprimidos?

substantivo masculino Indivíduo que foi humilhado ou obrigado a se sujeitar. adjetivo Diz-se da pessoa que foi dominada de maneira violenta ou com brutalidade; tiranizado.

Quando surgiu a pedagogia libertadora?

“A pedagogia libertadora tem suas origens no movimento da educação popular, no final dos anos 50 e início dos anos 60, quando foi interrompida pelo golpe militar de 1964, e retoma o seu desenvolvimento no final dos anos 70 e início dos anos 80.

Como é visto o educador na pedagogia libertadora?

O método de Paulo Freire, referência da Pedagogia Libertadora, tem por princípio a certeza de que a educação é um ato político, de construção do conhecimento e de criação de outra sociedade - mais ética, mais justa, mais humana, mais solidária. ... Paulo Freire é sem dúvida alguma: “Um educador humanista e militante.