Os fitofármacos também são considerados medicamentos da biodiversidade de origem vegetal e diferem dos fitoterápicos por serem substâncias purificadas e isoladas a partir de matéria-prima vegetal com estrutura química definida e atividade farmacológica.
Quando ela passa por processos como, por exemplo, uma trituração, ela passa a ser considerada uma droga vegetal (a direita). Quando a planta medicinal ou a droga vegetal são usadas como matéria-prima para fabricação ou elaboração de um medicamento, estas são chamadas de matéria-prima vegetal (BRASIL, 2011).
Os medicamentos fitoterápicos são definidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como aqueles que são obtidos a partir de derivados vegetais e que os riscos, os mecanismos de ação e onde agem no nosso corpo são conhecidos. Esses medicamentos são feitos exclusivamente de matéria-prima vegetal.
Para conservar as boas características das plantas desidratadas, é preciso armazená-las adequadamente. O local de armazenamento deve ser escuro, seco, apresentar temperatura amena, ser bem ventilado e livre de insetos, roedores, pássaros e animais domésticos.
Na identificação de fármacos vegetais três caracterizações são importantes: organoléptica, macroscópica e microscópica. A análise organoléptica trata de características que impressionam os órgãos dos sentidos, como cor, odor, sabor e textura.
Qual a função da estabilização? A estabilização visa à inativação de enzimas presentes nas plantas medicinais A estabilização visa à conservação das drogas vegetais após a embalagem. A estabilização tem como objetivo a remoção da água em uma planta medicinal.
Extratos moles São soluções extrativas com consistência do mel, e quando dessecados a 105º C, eliminam de 15% a 20% de água.
Um extrato herbal é uma solução líquida de ervas e álcool. As ervas desidratadas ou frescas são combinadas com álcool e em seguida a matéria sólida é removida, deixando somente os óleos vegetais misturados ao álcool.
Os Extratos Naturais são produtos oriundos da extração etanólica em regime líquido-sólido da casca, folha, talo, chips, sementes ou lenho.
Hoje os extratos são classificados de tinturas, extratos fluidos, extratos moles ou concentrados, e extratos secos ou em pó.
Modo de Preparo
Os EXTRATOS GLICÓLICOS podem ser obtidos por processo de maceração ou percolação de uma erva em um solvente hidro-glicólico, geralmente o propilenoglicol. ... Já nos EXTRATOS GLICERINADOS o processo de extração é feitos somente a partir da glicerina e álcool. Não contendo derivados de petróleo nem parabenos.
O Extrato Oleoso, por sua vez, apesar de também ser um óleo e ter a mesma viscosidade, ele possui algumas diferenças. A principal delas está no método de extração. O extrato, por sua vez, é obtido a partir da extração ou maceração tanto do bulbo quanto da própria folha como um todo.
Para fazer o extrato, basta fazer uma infusão, que nada mais é, do que adicionar a fava de baunilha em um líquido alcoólico, que pode ser vodka, por exemplo. ... Já a essência conta como base diversos compostos químicos aromatizantes que se assemelham ao da baunilha e tende a ter sabor mais suave que o extrato.
Para o processo você vai precisar de: 1º Pegue a erva desitratada de sua preferência e triture em um liquidificador, coloque a erva no frasco ambar. 2º Coloque os 10ml de álcool de cereais ou etílico. 3º Coloque os 90ml de glicerina bidestilada. 4º Feche o tubo ambar e mecha até misturar.
Ingredientes
Assim, para fazer o chá de arruda, é indicado acrescentar 1 punhado de folhas secas de arruda em 1 xícara de água fervente e deixar por cerca de 15 a 20 minutos. Em seguida, deixar amornar, coar e beber em seguida.
Quando aquecer o vidro, ele vai se misturar, o gel da babosa, a glicerina e o álcool. Então, está pronto o seu extrato glicólico, é só colocar ali, ó, um adesivozinho, tá? E conservar na geladeira uso final.
O Extrato Glicólico de Aloe Vera tem ação emoliente, cicatrizante, tonificante, antiinflamatória, suavizante, lenitiva, refrescante, hidratante, protetora e restauradora de tecidos. Usado em preparações lenitivas para peles delicadas, sensíveis, irritadiças e/ou secas.
Comprar Extrato de Babosa com o melhor preço é na farmácia online Drogaria Minas-Brasil. Entregamos Extrato de Babosa em todo do Brasil.
Para que serve extrato de Aloe Vera? O extrato de Aloe Vera é obtido por meio das folhas de babosa, uma planta conhecida por suas diversas propriedades medicinais e cosméticas. Ela pode ser usada na pele e no cabelo, agindo como hidratante, suavizante e cicatrizante que promove maciez e sedosidade.