Para gerar XML da NFe basta fazer o download do software gratuito disponibilizado pelo Sebrae utilizando um certificado digital no padrão ICP-Brasil. Gerar arquivo XML e fazer sua gestão de maneira eficiente é importante para que as leis tributárias sejam cumpridas.
O formato XML armazena as notas fiscais online e a sua validade é garantida por meio de uma assinatura digital. Portanto, esse mecanismo fornece mais segurança aos procedimentos fiscais.
O XML, sigla para eXtensible Markup Language, é um tipo de linguagem de marcação que define regras para codificar diferentes documentos. É muito utilizado para a criação de Notas Fiscais Eletrônicas, também chamadas de NF-e, por armazená-las e ainda garantir uma assinatura digital.
Geralmente, o processo de emissão do XML funciona da seguinte forma:
Para obter o arquivo XML da nota fiscal eletrônica, é necessário:
Para baixar o XML da NFe com o CPF, não basta apenas ser o destinatário na NFe para o caso de Pessoa Física. Através do WebService de Distribuição da Sefaz, é possível baixar apenas o resumo da NFe. Já para fazer o download completo do documento é preciso realizar a manifestação do destinatário.
Acesse no menu principal Estoque > Compras > Notas de compras. Em seguida clique em Importar da Sefaz. O sistema exibe a seguinte notificação "Você deseja importar suas notas fiscais de compras?" Clique em Sim!
Baixar XML da NFe ou CTe com chave de acesso sempre foi fácil, o próprio site da Sefaz disponibiliza o acesso ao documento fiscal. Porém, uma mudança na Confaz, exige que atividades como a consulta nota fiscal eletrônica completa e baixar NFe fazendo o download do XML, passem a ser feitos com certificado digital.
Como baixar arquivo XML?
A chave de acesso é uma sequência numérica com 44 dígitos, localizada logo acima do QRCODE da DANF CF-e. 1. Preencha a CHAVE DE ACESSO da sua nota, sem os espaços, no local indicado no site, e clique em CONSULTAR. 2.
Segunda via Nota Fiscal Acesse o site oficial da Nota Fiscal Eletrônica e clique em "Consultar NF-e completa"; Informe a chave de acesso de 44 dígitos da NF-e e marque a caixa "Não sou um robô". Feito isso, clique sobre o botão "Continuar"; A nota fiscal eletrônica completa será aberta em uma nova tela.
em formulário de segurança, o DANFE será impresso sempre no tamanho A4 e no modo retrato, sendo, neste caso, vedado o deslocamento do canhoto para a extremidade inferior do formulário.
O DANFE precisa possuir uma chave numérica, logo no seu cabeçalho, chamada chave de acesso, que possibilita atestar a veracidade da NFe. Com essa chave, basta ir no Portal da Nota Fiscal Eletrônica, inserir a chave e realizar a consulta da nota.
Abra o menu à frente da nota e clique em Imprimir DANFE. A NFC-e será mostrada na pré-visualização do seu navegador para impressão.
Para reimprimir uma NFC-e, acesse o Menu Fiscal. No Menu Fiscal, clique em Operações do PDV. Em Operações, selecione a operação e clique em Reimprimir. Pronto!
Outra alternativa é acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e utilizar a chave de acesso da NF-e....Cada município pode exigir dados diferentes para a consulta da nota fiscal, mas, geralmente, você deve ter em mãos:
Como emitir a segunda via do Cupom Fiscal Eletrônico? Caso tenha que solicitar o direito de garantia de algum produto, você deve apresentar a nota fiscal do produto. Mas se não souber mais onde ele está, tem direito a segunda via. Basta que você a solicite no estabelecimento onde foi realizada a compra.