O tratamento da depressão em idosos é feito através da combinação de medicamentos, principalmente antidepressivos, com psicoterapia e terapias ocupacionais, como estímulo para realizar atividades que retomam o prazer de viver.
10 dicas para lidar com um idoso ranzinza
A fonoaudiologia para idosos é fundamental para prevenir, amenizar ou reverter a perda da audição, dependendo do tipo e da gravidade. Além disso, ela pode corrigir e fortalecer os músculos da deglutição, que também sofrem alterações com o avanço da idade.
Produtos como cremes corporais, óleos de massagem e alguns estimulantes masculinos e femininos são muito procurados por idosos. Além disso, brinquedos sexuais estão sempre na lista dos mais vendidos, independentemente da idade da pessoa.
Crie campanhas diretas, claras e objetivas: Apesar de usarem cada vez mais os meios digitais, muitos idosos possuem dificuldade. Por isso, é fundamental que as suas campanhas sejam claras, diretas e objetivas. Dê preferência a anúncios com fácil legibilidade e com caminhos intuitivos, que possuam informações curtas.
Já os meios de comunicação mais consumidos pela terceira idade são TV aberta (80%), rádio (50%), TV por assinatura (45%) e internet (43%). Ente os conteúdos que interessam este público estão novelas, filmes e saúde.
Uma pesquisa da Universidade de Brasília descobriu o que mais atrai os idosos na internet. Quem apostou em temas sérios, errou. Os idosos procuram momentos de descontração, novas amizades e meios de enfrentar a solidão. ... Na universidade existe um curso de informática para esta faixa etária.
Smartphone é o meio preferido O aparelho eletrônico preferido dos idosos na hora de comprar é o smartphone, escolhido por 71% dos entrevistados. Destes, 46% utilizam aplicativos exclusivos de e-commerce. Na edição anterior da pesquisa, em 2019, 64% afirmaram utilizar o smartphone, enquanto em 2018 o índice foi de 46%.
Organize seu comércio com foco no atendimento prestativo e atencioso, e na diminuição das filas. Ofereça conforto, como compra por telefone e entrega na residência, por exemplo. Outra dica simples, mas que pode minimizar o desconforto dos idosos, é colocar os preços em letras maiores e mais visíveis.
Público sênior são pessoas que possuem mais de 60 anos. Estes consumidores têm recebido mais atenção por parte de grandes marcas, pois a estimativa de vida cada vez mais longa, tem levado essas pessoas a consumirem por mais tempo.
97% dos idosos acessam a internet, aponta pesquisa da CNDL/SPC Brasil. Nos últimos anos, houve forte avanço do número de idosos com acesso à internet: o percentual de pessoas com mais de 60 anos no Brasil navegando na rede mundial de computadores cresceu de 68%, em 2018, para 97%, em 2021.
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, 58% dos idosos acessam a internet através de smartphones e 9% usam apenas o computador para navegar pela rede. Mesmo com o aumento, dos idosos que não utilizam a internet, 72% afirmam que o motivo é a falta de habilidade com eletrônicos.
O interesse dos idosos em estarem conectados com as novidades do mundo digital tem aumentado ano a ano. De acordo com a pesquisa do Centro Regional de Estudo para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), a porcentagem de pessoas na terceira idade que usam internet cresceu de 8% para 19%, de 2012 a 2016.