EQST

O Que Tumor De Granulosa?

O que é tumor de granulosa?

É o tumor de ovário produtor de estrógeno mais comum e por isto frequentemente associado à hiperplasia de endométrio, pólipos ou carcinoma. Pode ser classificado em formas juvenil (TCGJ) e adulta (TCGA), sendo TCGA a mais recorrente (95%) e acometendo mulheres na menopausa³.

O que é Teca interna?

A teca interna faz parte da unidade funcional folicular que atinge, assim, o está- dio de folículo pré-antral e, ao contrário da granulosa, é vascularizada. A proliferação contínua de células da granu- losa leva à produção e acumulação de líquido entre as células formando pequenas cavida- des.

O que são as células da teca?

As células da teca são células somáticas presentes no folículo em desenvolvimento. Estas células situam-se externamente à camada de células da granulosa. Quando ocorre a ativação dos folículos, na fase secundaria do desenvolvimento, as células da teca são recrutadas para se diferenciarem.

O que as células foliculares produzem?

Células foliculares. Utilizam o iodo do sangue para produzir hormônios tireoidianos, que ajudam a regular o metabolismo.

Quais são as células foliculares alvo do FSH?

A ação do FSH está restrita as células da granulosa. Esta gonadotrofina atua por meio da ativação da enzima adenilciclase na membrana plasmática, a qual forma AMPc a partir de ATP. O AMPc promove as mudanças metabólicas que caracterizam a ação gonadotrópica, normalmente por meio da fosforilação de proteínas-quinases.

O que são células epiteliais foliculares?

A tireoide é uma glândula endócrina que armazena hormônios imaturos - denominados coloides - dentro de cavidades esféricas envoltas por células secretoras. Estas unidades denominam-se folículos – que são compostos por células epiteliais foliculares secretoras denominadas tireócitos, que normalmente são cúbicas.

O que é um carcinoma folicular?

O carcinoma folicular ou adenocarcinoma folicular é menos comum do que o carcinoma papilífero, correspondendo a 10% dos cânceres de tireoide. O carcinoma folicular, ao contrário do papilar geralmente não se dissemina para os linfonodos, mas alguns podem se disseminar para outros órgãos, como os pulmões ou ossos.

O que é Bethesda 3?

CATEGORIA III – ATIPIAS DE SIGNIFICADO INDETERMINADO/ LESÃO FOLICULAR DE SIGNIFICADO INDETERMINADO (AUS/FLUS): O termo indeterminado traduz uma incerteza se a lesão é maligna ou benigna e é resultado da limitação intrínseca do método citopatológico.

O que significa Bethesda 2?

Categoria II. O termo “nódulo folicular benigno” aplica-se ao padrão benigno mais comum: um esfregaço composto adequadamente de proporções variáveis ​​de colóide e células foliculares de aspecto benigno dispostas como macrofolículos ou fragmentos de macrofolículos.

O que significa a palavra Bethesda?

Betesda ou Bethesda pode referir-se a: Betesda deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = "Casa" e Chéssed = "bondade, benignidade, misericórdia". Significa, portanto, "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".

O que é categoria IV de Bethesda?

A categoria IV (Bethesda IV) é chamada de Neoplasia Folicular, o que significa dizer que a alteração vem de células foliculares da tireóide, mas ainda não permite afirmar se a lesão é benigna ou maligna.

O que é nódulo folicular benigno?

Adenoma Folicular Trata-se de um tumor benigno encapsulado formado por células foliculares. É o tumor de tireóide mais comum, encontrado em 4%-20% das glândulas em autópsias.

O que é lesão folicular de significado indeterminado?

A categoria atipia de significado indeterminado/lesão folicular de significado indeterminado (ASI/LFSI) da classificação de Bethesda para as citologias aspirativas de nódulos da tiroideia (CAAF) é reservada para as lesões que contenham células cuja arquitetura e/ou atipia nuclear não seja suficiente para serem ...

O que é nódulo homogêneo?

Grau II (score 2): nódulo de textura mista e imagens nodulares sólidas isoecóicas ou hiperecóicas de textura homogênea, acompanhadas ou não de calcificações grosseiras, componente líquido e com o restante do parênquima de textura homogênea, são compatíveis com Bócio Colóide Adenomatoso; nódulo isoecóico, de textura ...

Quando um Nodulo pode ser câncer?

Os cistos simples são alterações benignas, mas podem ou não indicar um câncer, por isso, todo cisto deve também ser investigado. Mesmo que na maioria das vezes o nódulo seja benigno, ele continua sendo o principal sinal do câncer de mama.

O que quer dizer Hipoecoico?

Nódulo hipoecoico na mama, tireoide ou fígado: o que é e quando é grave. O nódulo hipoecoico, ou hipoecogênico, é aquele que é visualizado através de exames de imagem, como a ultrassonografia, e que indica uma lesão de baixa densidade, geralmente formada por líquidos, gordura ou tecidos poucos densos, por exemplo.

Qual a diferença entre nódulo e tumor?

O nódulo se caracteriza por um crescimento anormal em um tecido ou órgão do corpo, são classificados como benigno ou maligno, sendo que a grande maioria dos nódulos são benignos, não havendo estudos que comprovam que um nódulo benigno venha se tornar maligno, sendo assim, a chance de um nódulo benigno se tornar maligno ...