A taxonomia é a ciência que se ocupa de nomear, caracterizar e classificar os organismos vivos incluindo todas as plantas, animais e microorganismos do mundo. ...
Com a descoberta de novas terras, novas espécies de seres vivos eram encontradas e o sistema aristotélico acabava formando grupos extensos de organismos. ... De acordo com a proposta do biólogo Ernst Haeckel, todos os organismos podem ser agrupados em cinco reinos: Monera, Fungi, Protista, Plantae e Animalia.
- Lineu tentou criar uma forma de organizar e classificar essa esplendorosa diversidade da vida com o intuito de criar um sistema para que pesquisadores do mundo inteiro pudessem falar a mesma língua, utilizando os mesmos códigos. Ou seja, ele pensou em algo que pudesse universalizar o conhecimento dos organismos.
É claro que classificar é muito importante. A classificação dos seres vivos permite a análise de características comuns e, portanto, do parentesco entre as espécies. Para classificar seres vivos, desde a Antiguidade procurou-se reuni-los em grupos, com base em algum critério. ...
O sistema lineano se baseia nas semelhanças dos seres vivos, agrupando os mesmos de acordo com as suas características em gênero e especie. ... A classificação taxonômica é um meio de classificação da vida usado até hoje, é bastante eficiente e agrupa os seres vivos por semelhança.
Em geral, diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos. ... O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas.
Resposta. O objetivo de se classificar os seres vivos consiste na necessidade de organizar o conhecimento em uma razão logica, ou seja entender as interações entre eles e com isso conseguir detalhar a importância de cada um para o ambiente que vivem.
Nomenclatura binomial ou nomenclatura binária designa o conjunto de normas que regulam a atribuição de nomes científicos às espécies de seres vivos. Chama-se binominal porque o nome de cada espécie é formado por duas palavras: o nome do gênero e o epíteto específico, normalmente um adjetivo que qualifica género.
As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.