Para que haja a correta digestão do alimento e assim se evite qualquer tipo de complicação, a recomendação, à noite, é esperar três horas para deitar após comer, sobretudo quem sofre de refluxo, hipertensão arterial e doenças estomacais.
Não existe uma regra exata de quanto tempo depois de mamar o bebê pode tomar banho. A recomendação, é que se espere pelo menos uma hora depois da mamada para colocar a criança no banho. Depois desse tempo, teoricamente o estômago já está mais vazio.
Lavar a cabeça Deve-se lavar a cabeça da criança primeiro com água limpa e depois podem ser utilizados produtos como sabonete ou shampoo próprio para o bebê e ir massageando os cabelos com a ponta dos dedos.
A água será suficiente para limpar a maior parte do corpo de um recém-nascido, mas você pode usar sabão em partes que coletam sujeira, como a área da fralda. Escolha uma lavagem suave e evite produtos que contenham o lauril sulfato de sódio, um detergente que pode irritar a pele do seu filho.
Embora alguns pais dêem banho aos bebés todos os dias, a verdade é que, até que comecem a gatinhar pela casa e a mexer em tudo, um banho diário não é realmente necessário. Muitos pais e bebés adoram a hora do banho, mas nada indica que os bebés tenham mesmo de tomar banho todos os dias.
Quantas vezes você precisa dar banho em seu bebê? Para um recém-nascido, duas ou três vezes por semana é provavelmente o suficiente, desde que você mantenha a área da fralda bem limpa e lave as mãos e o rosto várias vezes ao dia.
Não há um limite recomendado de banhos no bebê, por dia Normalmente, um banho por dia é o suficiente para manter o bebê limpo. Mas, com o calor, não há problema em dar dois banhos. Neste caso, o segundo pode ser dado apenas com água para não ressecar a pele do pequeno.
O banho pode durar até 15 minutos - só não vale esquecer do desperdício de água. O ideal é criar o hábito de tomar banho sempre antes das refeições ou antes de dormir.
– Espere até os três meses de idade do bebê para começar a dar banho de chuveiro. Antes disso o bebê não tem uma estabilidade térmica adequada e tudo que lhe é externo pode assustar. Depois dessa idade, brincar na água pode ser mais prazeroso.