Atividades rítmicas e expressivas - inclui as manifestações da cultura corporal que têm como características comuns a intenção de expressão e comunicação.
Essas atividades proporcionam a busca pelo conhecimento do corpo e de sua capacidade de expressão, isso permite a criança uma melhor forma de se comunicar, refletindo e trocando experiências. É através do corpo que transmitimos alegria, dor, medo, prazer, raiva, entre outros sentimentos (BRASIL, 1998).
Com isso, nota-se que a rítmica é uma forma de expressão corporal, por meio da música. ... Ou seja, são atividades que visam trabalhar a expressão corporal, tendo como base, a música, bem como, a dança, que também é uma forma de comunicação.
E dentre essas manifestações, destacamos as Atividades Rítmicas e Expressivas pela sua possibilidade de trabalho inclusivo em Educação Física Adaptada. Melhorias no refinamento dos movimentos, da expressão corporal e da localização espacial são comprovadas por estudos.
Entendemos as Atividades Rítmicas como um bloco de conteúdos da Dança, onde valorizamos o movimento para além da técnica, usufruindo-o de forma consciente para qualificar as habilidades motoras, educar para a livre expressão corporal e contribuir para a consciência corporal.
Podemos trabalhar a atividade rítmica (protagonismo infantil), a dança, como conteúdo da Educação Física, especialmente em nível escolar, situando-se dentro das “atividades motrizes expressivas”, podendo ativar a criatividade e a expressão corporal através de uma música com história como o 'cravo e a rosa' 'atirei o ...
As Atividades Rítmicas podem ser definidas como o estudo dos ritmos nas suas mais variadas formas. Tendo como objetivo principal, favorecer ao indivíduo oportunidade de perceber a si próprio e ao mundo que o rodeia.
O tempo rítmico compreende a uma série de movimentos que podem ser executados em iguais ou diferentes instantes de tempo, o acento rítmico consiste em fornecer ênfase a algum movimento em específico. O acento rítmico pode identificar um gesto ou passo como mais tenso.
Benefícios da dança para o corpo
Resposta: Além de ser um exercício físico excelente, dançar é também uma grande terapia. Quem dança trabalha sua socialização com os colegas da turma, combate a timidez e a depressão, aumenta sua auto estima e disposição para enfrentar o dia-a-dia. É um exercício que interliga mente e corpo.
Benefícios da dança para o corpo
20 Estilos de Dança Mais Praticados no Mundo
As principais características da dança de salão são: dança a dois, mistura de ritmos e variação de passos. A dança de salão é caracterizada por uma dança a dois. Portanto, sempre será executada por duas pessoas. ... A dança de salão abrange diferentes ritmos, sendo alguns: forró, bolero, zouk, salsa, dentre outros.
8 estilos de dança de salão
5 dicas para pegar coreografia rápido – Evan Zhou