Frases contraditórias como a do exemplo acima são chamadas de paradoxos. Normalmente as que caem em concurso são frases do tipo "Eu sou mentiroso", "Esta frase é falsa", e assim por diante. Outro importante tipo de sentença que não é proposição é a chamada sentença aberta ou função proposicional. Exemplo: x+5=8.
adjetivo Afirmação oposta ou contrária a outra: a declaração foi muito contraditória. [Por Extensão] Que afirma algo e, ao mesmo tempo, o oposto do que havia dito. [Jurídico] O que expressa uma discussão judicial; processo que admite a contestação das partes.
Contradição é uma proposição cujo valor lógico é sempre falso. ... A proposição ~(p ν q) Λ (p Λ q) é contraválida, pois a última coluna da tabela-verdade só possui F. Contingência. Quando uma proposição não é tautológica nem contraválida, a chamamos de contingência ou proposição contingente ou proposição indeterminada.
Para detectar rapidamente uma Tautologia, basta analisar a última coluna da Tabela de Verdade que você preencher na resolução da sua questão. Caso a coluna da proposição analisada só tiver valores lógicos verdadeiros, trata-se de uma Tautologia.
Proposições contraditórias (A ↔ O e E ↔ I): São proposições que diferem quanto à quantidade e qualidade. Exemplo: Todos os homens são brancos (A) e Alguns homens não são brancos (O); Nenhum homem é branco (E) e Alguns homens são brancos (I).
Proposições subalternas ( A 1 I e E 1 O ): São proposições que só diferem pela quantidade. Ex. Todos os homens são racionais (A) e Alguns homens racionais (I); Nenhum homem é racional (E) e Alguns homens não são racionais (O).
1. CONVERSÃO SIMPLES: ocorre nas proposições do tipo I, E e A quando esta última for definição específica e consiste na simples mudança de posição entre o sujeito é o predicado. 2. CONVERSÃO POR LIMITAÇÃO: ocorre na proposição do tipo A, e consiste em passá-la para o tipo I.
Para obter a contrapositiva de A é necessário substituir o sujeito (S) pelo complemento do predicado (não-P) e o predicado pelo complemento do sujeito (não-S). O resultado é “todo não-P é não-S. A contraposição de E é “nenhum não-p é não-S”. A contraposição de I é “algum não-S é não-P”.
No sistema da lógica aristotélica, o quadrado das oposições, também conhecido como quadrado lógico ou tábua das oposições, é um diagrama que representa as quatro proposições do sistema aristotélico, ou formas lógicas, e as quatro relações lógicas que cada uma das formas pode estabelecer com as outras três.
Resposta: A IMPORTÂNCIA É QUE ELE FAZ PARTE DO ESQUADRO AO CONJUNTO POIS ELE CONSIDERADO OPOSTO AO LADO , A LOGICA PODE NÃO TER A ESSÊNCIA ONDE ELE DE FATO ABSORVE O QUADRADO , MAS ELA PODE TER A FUNÇÃO DE CRIAR O OBJETIVO PRINCIPAL.
6) Qual a forma da proposição subalterna da contrária da contraditória da particular negativa (PN)? R: A forma da contraditória da particular negativa (PN) é a universal afirmativa (UA). A forma da contrária da universal afirmativa (UA) é a universal negativa (UN).
"Alguns X são Y" é uma particular afirmativa. As universais afirmativas demonstram que todos os itens de uma classe pertencem à segunda. ... As universais negativas demonstram que nenhum dos itens da primeira classe pertence à segunda classe. Por exemplo: nenhum monossílabo é uma palavra proparoxítona.
Palavra invariável que tem a função de unir as palavras para formar frases. Divide-se em: ESSENCIAIS: a, ante, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por(per), sem, sob, sobre, trás.