Fontes históricas são os documentos que permitem ao historiador contar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história. As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas.
Fontes Orais são fontes que complementam a história que sabemos ou não, como dados históricos de pessoas; Fontes Iconográficas são basicamente imagens, como pinturas; Fontes Escritas são livros, revistas, jornais, manuscritos, etc. Desculpe pela forma grossa de resposta, mas espero ter ajudado.
Exemplos de fontes historicas: escritas,orais, visuais e...
(Ufscar-SP/2008) "É, pois, nas sociedades orais que não apenas a função da memória é mais desenvotvida, mas também a ligação entre o homem e a palavra é mais forte. Lá onde não existe a escrita, o homem está ligado à palavra que profere. ... Ele é a palavra, e a palavra encerra um testemunho daquilo que ele é.
As fontes escritas (cartas, discursos, leis, livros, entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado. Esta seção disponibiliza fontes históricas escritas reproduzidas em formato PDF.
Significado de Orais Orais vem do verbo orar. O mesmo que: exprimis, comunicais, implorais, suplicais, rezais, conversais, discursais, falais.
As fontes históricas não escritas podem ser materiais, iconográficas, orais etc. Ou seja, podem ser obras de arte, brinquedos, fotografias, moedas, ferramentas, monumentos, pinturas, filmes, músicas, construções, etc.
Quando falamos de fontes materiais, estamos falando de vestígios concretos produzidos por mãos humanas, como textos, pinturas, fotos, filmes, roupas, construções etc.
A que nasce do poder de legislar. As forças sociais que criam o direito: fatos sociais, políticos, econômicos.