Existe também um circuito simples,é composto de três elementos, um condutor ou rota (fio elétrico),uma fonte de energia (bateria),e um resistor elétrico (lâmpada), que é qualquer objeto que precise de eletricidade para funcionar.
Circuito elétrico é um conjunto formado por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador. É o aparelho capaz de transformar qualquer tipo de energia em energia elétrica.
Para montar o circuito, primeiro junte as pilhas e utilize um pedaço de fita isolante para prendê-las.
Pegue-a e conecte-a ao polo positivo da pilha usando a fita isolante. Assim que o fio se encostar na pilha, os elétrons começarão a fluir do polo negativo da pilha para a lâmpada e de volta para a pilha pelo polo positivo, criando um circuito que gerará luz.
Acomode os fios nos guias internos do plug e feche-o em seguida. Agora instalamos a tomada juntamente com o soquete da lâmpada na outra ponta do cabo. Na outra ponta do cabo instalamos o soquete e a tomada onde serão conectados nossos circuitos em teste.
Modo de usar:
Caso não seja possível, utilize uma lanterna para iluminar o local.
Utilize uma fonte de tensão independente, certifique-se se a bobina é protegida por diodo, confira se a fonte indicada está ligada com a polaridade adequada. Ao energizá-la emitirá um pequeno barulho, um “estalo”. Em seguida, utilize o multímetro para testar as resistências dos contatos.
Use um multímetro digital ou um ohmímetro analógico para medir a resistência através das conexões. A leitura deve ser aberta (ohms infinitos) em um relé NO e zero ohms em um NC. Essas ferramentas de medição estão disponíveis em lojas de eletrônicos. 4 – Forneça energia a partir de uma fonte para o circuito de controle.
Curto. Para testar se o capacitor está em curto, coloque o multímetro na escala de 2KΩ e meça o capacitor respeitando sua polaridade, ou seja: com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor. Espere o valor estabilizar então verifique o valor obtido.
Como fazer uma rápida verificação do enrolamento do motor...
Para testá-los, identifique cada um, pois o próximo passo é conectá-los a um capacitor, que irá ter 2 ou 3 fios. 3 – Se o capacitor tiver 3 fios, junte dois deles e ligue a um dos fios do ventilador que tem a mesma cor (bobina) e faça o mesmo com o outro fio do capacitor, ligando ao outro fio da mesma cor que sobrou.
1º passo: Faça o curto circuito novamente para liberar qualquer resto de energia elétrica que esteja armazenada no capacitor. 2º passo: Coloque o multímetro na escala de continuidade, e coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e espere alguns segundos para que ele possa ser carregado.
Se o motor do seu equipamento faz barulho mas não liga, é possível que o problema esteja no capacitor de partida....
1- VERIFICAR SE A PORCA BORBOLETA ENCONTRA-SE APERTADA. SE ESTIVER BEM ROSQUEADA O VENTILADOR DEVE OSCILAR, SE ESTIVER DESROSQUEADA O VENTILADOR NÃO DEVE OSCILAR. 2-VERIFIQUE SE SOLTOU ALGUM DOS PINOS OU PARAFUSOS QUE SUSTENTA O BRAÇO GIRATÓRIO. 3-VERIFIQUE SE O SENFIM DO EIXO, ESTÀ COM O PARAFUSO HALLEM SOLTO.
Se houver espaço no corpo do capacitor, o fabricante normalmente lista a voltagem como um número seguido por V, VDC, VDCW ou WV (para "Working Voltage", ou tensão de funcionamento). Essa é a voltagem máxima com a qual o capacitor pode lidar. 1 kV = 1000 Volts.
Lembre-se, se acender fraquinho, a tensão é 110 V. Se acender forte, com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é 220 V. Sabendo com certeza a voltagem da tomada, você pode ligar, com segurança e sem medo de queimar, o seu aparelho eletro-eletrônico.
Na descrição do capacitor esse parâmetro é especificado com submúltiplos, por exemplo: µF, nF ou pF. Alguns capacitores denominam a capacitância de forma especifica, como os capacitores de cerâmica. Em números inteiros (100, 300, etc.) tem a unidade de medida em pF, e em números decimais (0,1; 0,40; etc.).
Valores típicos de capacitores Os dois primeiros dígitos indicam o número inicial, enquanto o terceiro dígito representa o número de zeros que devem ser adicionados ao número inicial para obter o valor final. O resultado obtido é necessário considerá-lo em picofarad.
Significa Volts em Corrente Alternada. Quanto maior os VCA, melhor será o isolamento das placas de capacitor. Portanto podemos dizer que quanto maior a voltagem de isolamento de um capacitor, melhor o isolamento para suportar as oscilações de voltagem na rede de energia elétrica.
Tensão de Operação de um Capacitor Em eletrônica, no geral, podemos encontrar capacitores com tensão de trabalho desde 1V a até 1000V DC, ou mais.
Caso você não saiba, a maioria dos capacitores eletrolíticos têm polaridade e essa informação vem descrita no corpo do capacitor. Nesta imagem a seguir é possível ver os traços que indicam o lado negativo do capacitor, então basta ligar o negativo e o positivo nos terminais corretos e pronto!