Depuração = Taxa de eliminação/C Os princípios de depuração dos fármacos são semelhantes àqueles da fisiologia renal, onde, por exemplo, a depuração da creatinina é definida como a taxa de eliminação da creatinina na urina em relação à sua concentração no plasma.
A depuração de creatinina é um teste de função renal que mede a quantidade creatinina eliminada na urina.
A depuração indica o quanto de volume de líquido biológico (plasma ou sangue) que deverá ser completamente removido para ser eliminado. Dessa forma, é expressa em volume por unidade de tempo. A eliminação dos fármacos ocorre como resultado dos processos renais, hepáticos ou em outros órgãos.
As principais vias de administração de fármacos são: via oral (a mais usada), via intravenosa, via intramuscular, via subcutânea, via retal.
O bom estado de saúde é dada quando todas as atividades dos órgãos e funções corporais são executadas corretamente e em equilíbrio. Quando quebramos esse equilíbrio podemos perder saúde.
Metabolismo de primeira-passagem (ou eliminação pré-sistêmica) – Este efeito se refere à possibilidade da droga, antes de cair na circulação sistêmica, sofrer, pelo menos parcialmente, ações metabólicas pelo epitélio intestinal e pelo fígado52.
Para a maior parte dos fármacos, a biotransformação ocorre em duas fases. As reações da fase I compreendem a formação de um grupo funcional novo, modificado ou clivagem. ... Na fase II, as reações envolvem a conjugação com substâncias endógenas e são sintéticas.
Os citocromos P450 são heme-proteínas envolvidas nas biotransformações de vários compostos de origem endógena e exógena. Biologicamente estas enzimas promovem a modificação química de várias moléculas exógenas lipofílicas, que após isso se tornam mais solúveis e de fácil excreção pelo organismo humano.
Os fármacos podem ser biotransformados por oxidação, redução, hidrólise, hidratação, conjugação, condensação ou isomerização; mas, qualquer que seja o processo, o objetivo é de facilitar sua excreção. As enzimas envolvidas na biotransformação encontram-se em muitos tecidos, mas, em geral, concentram-se no fígado.
Alguns medicamentos são alterados (metabolizados) quimicamente pelo corpo. ... A maioria dos medicamentos deve passar pelo fígado, que é principal local para seu metabolismo. Uma vez no fígado, as enzimas convertem os pró-medicamentos em metabólitos ativos ou convertem os medicamentos ativos em formas inativas.