EQST

O Que So As Folhosas?

O que são as folhosas?

O grupo das hortaliças folhosas, assim consideradas por serem plantas de folhas comestíveis, é um complemento indispensável em qualquer cardápio. Além de proporcionar um atrativo visual colorido à mesa dos consumidores, esse grupo de hortaliças confere um delicioso sabor a qualquer prato.

Qual a definição de hortaliças?

Hortaliças são plantas anuais, bianuais ou perenes cultivadas em hortas ou em campos ou sob abrigo (cultivo protegido) e que são utilizadas quase exclusivamente como alimento; se inclui nesse grupo, plantas classificadas como cereais ou da família das leguminosas (grãos e/ou vagens), cujos produtos são colhidos em ...

O que são hortaliças condimentares?

As hortaliças condimentares são aquelas utilizadas para melhorar o sabor, o aroma ou a aparência dos alimentos. É um grupo muito grande de plantas e inclui hortaliças muito populares, como a salsa, o coentro, a cebolinha, o orégano e o manjericão, entre outras.

Quais são as características das hortaliças?

As hortaliças têm as seguintes características: Consistência macia, não lenhosa. Ciclo curto, até 120 dias. Exigência de tratos culturais intensivos.

O que é o sistema convencional de produção de hortaliças?

Nos sistemas de produção convencional, a presença de espécies que divergem da cultura de interesse são prontamente eliminadas. Dentre as principais medidas adotadas encontram-se as mecânicas, como capinas frequentes, e químicas, com a aplicação de herbicidas (OLIVEIRA JÚNIOR, et al.

É errado chamar as hortaliças de verduras e legumes?

Ao pé da letra sim, principalmente de legumes. O termo hortaliças deve ser utilizado em lugar de verduras e legumes, pois é mais abrangente e facilita a comunicação e o entendimento.

O que são hortaliças convencionais?

São aquelas mais conhecidas e consumidas, também importantes do ponto de vista agrícola e comercial. Têm cotação de preços nas centrais atacadistas e normas de classificação, entre outras características.

O que são hortaliças não convencionais?

Hortaliças não convencionais são aquelas presentes em determinadas localidades ou regiões e que exercem uma grande influência na alimentação de populações tradicionais. Compõem pratos típicos regionais, importantes na expressão cultural dessas populações.

O que são os alimentos convencionais?

Alimentos convencionais são aqueles que contam com a utilização de insumos e tecnologias agrícolas (fertilizantes e defensivos químicos, entre outros). Esse tipo de plantio tem ênfase na produtividade em larga escala. Gera alimentos mais padronizados em relação ao tamanho, peso, coloração e textura.

Qual a diferença entre os produtos orgânicos e convencionais?

Alimento convencional X Alimento orgânico A única diferença entre os dois tipos é a forma de plantio e, consequentemente, a presença ou não de substâncias tóxicas advindas dos agrotóxicos e fertilizantes. Os orgânicos devem estar de acordo com a Lei 10.

Como saber se os produtos são orgânicos?

Pra saber se o alimento que você tá comprando no supermercado é realmente orgânico e livre de agrotóxicos, verifique se na embalagem tem o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

Por que o produto orgânico é mais caro?

Os produtos orgânicos certificados são geralmente mais caros do que os convencionais, por várias razões, tais como o fornecimento destes alimentos é limitado em relação à demanda por eles; os custos de produção tendem a serem maiores, porque eles exigem mais trabalho por unidade de produção; o manuseio pós-colheita de ...

O que são produtos químicos orgânicos?

De forma geral, pode-se dizer que compostos/produtos orgânicos são aqueles que contém carbono e hidrogênio como elementos principais, de modo que pode haver a presença de outros átomos, como oxigênio, nitrogênio, enxofre, entre outros.

Quais são os produtos tóxicos orgânicos?

Exemplos de poluentes químicos Produtos tóxicos minerais: sais de metais pesados, sais minerais, mercúrio, ácidos, chumbo, álcalis. Produtos tóxicos orgânicos: fenóis, hidrocarbonetos, detergentes.

Qual a diferença entre alimentos orgânicos e não orgânicos?

Como se não bastasse, as fazendas orgânicas tendem a consumir menos energia e evitar desperdícios. Em contrapartida, os alimentos inorgânicos contam com químicos e sintéticos em seu processo de produção, o que pode reduzir consideravelmente o número de nutrientes dos alimentos, além de aumentar o risco de intoxicação.