A densidade real dos grãos G de um solo é definida como a razão entre o peso específico dos grãos e o peso específico da água destilada à temperatura de 4°C.
A massa específica aparente (ρ) de um solo é dado pela relação entre a massa de um solo (M) e seu respectivo volume (V). A massa específica aparente seca de um solo é obtida pela razão entre a massa de um solo seco (Ms) e o respectivo volume total (V). Neste caso o teor de umidade do solo é zero (w=0).
Essas unidades são assim padronizadas, pois trabalhamos com matérias em diferentes estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Geralmente, a densidade relativa dos sólidos e líquidos é definida em relação à água a 4°C (densidade absoluta da água a 4°C = 1 g/cm³ = 1 kg/L = 10³ kg/m³).
Podemos afirmar que a densidade de uma solução de volume igual a 5 l e massa de 4000, é equivalente a 0,8 g/ cm³.
1 Quilograma por metro cúbico [kg/m³] = 0,001 Quilograma por litro [kg/l] - Calculadora de unidades de medição com a qual se podem converter entre outras unidades de Quilograma por metro cúbico em Quilograma por litro.
Divida o peso pelo comprimento para obter a densidade linear de peso em quilos por metro. Completando o exemplo, 2 kg dividido por 2,5 m é igual a 0,8 kg por metro.
se fosse transformar 18 cm em gramas, teria que ser 18cm^3 em gramas. conversão impossível: 18 cm em gramas.