É o valor da carga de incêndio dividido pela área de piso do espaço considerado, expresso em megajoule (MJ) por metro quadrado (m). É o método de cálculo baseado no prévio conhecimento da quantidade e qualidade de materiais existentes na edificação em estudo.
Calcular a quantidade de extintores é bastante simples e deveria ser o primeiro passo que você toma quando instala extintores em um edifício. O segundo passo é de assegurar que a distribuição do número mínimo de extintores satisfaz a regra de 75 pés (22m) de distância a percorrer.
0,2 m
Normalmente é elaborado por Engenheiro Civil ou Arquiteto. Eles elaboram o projeto e consequentemente fazem o dimensionamento dos extintores. Destaco novamente que o projeto tem que ser submetido a aprovação do Corpo de Bombeiros.
5.
Incêndios classe A devem ser combatidos com extintores à base de H20, que tem capacidade de resfriar o ambiente, ou espuma. Classe B – Assim são classificados os incêndios em líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. São exemplos materiais como gasolina, óleo, querosene, parafina, tintas, graxas, GLP.
8 tipos de extintores de incêndio e suas aplicações
Existem cinco classes de incêndio, identificadas pelas letras A, B, C, D e K. Classe A - Assim é identificado o fogo em materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha. Classe B - Ocorre quando a queima acontece em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis.
A principal diferença entre esses tipos de extintores está na composição do pó químico que é utilizado para extinguir o incêndio. Os extintores BC utilizam o Bicarbonato de Sódio como principal agente, e os extintores ABC usam a Amônia e seus derivados como principal componente químico.
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento.
Existem vários tipos de extintores de incêndio. Cada extintor serve para um tipo de classe de incêndio. ... Funciona também para incêndios classes A e B, agindo por abafamento e resfriamento. Tipo de extintor com Água (H20) – serve para incêndios em madeira, papel, tecido e materiais sólidos – classe A.
A unidade extintora portátil para combate à incêndio CLASSE K, é utilizada em cozinhas industriais, restaurantes ou outros ambientes onde o preparo de alimentos utilize óleos e gorduras inflamáveis.
extintor de incêndio abc
Extintor de incêndio portátil de água pressurizada (AP) é utilizado no combate a incêndio da classe A (combustíveis sólidos, por exemplo, madeira, papel, tecidos, etc.) em áreas residenciais, comerciais e industriais.
Para entender melhor, acompanhe o exemplo: imagine que você possui uma loja de roupas e na sua loja há um extintor de incêndio com a classe A. Esse extintor, como você verá adiante, utiliza a água como agente extintor e é indicado contra o fogo em madeira, papel e materiais sólidos em geral.
Os extintores de espuma mecânica agem por resfriamento e abafamento e não podem ser utilizados em equipamentos elétricos. ... O extintor mais comum em edificações residenciais é o de pó químico seco (PQS), pois o mesmo serve para vários tipos de fogo e, além disso, é em geral mais barato que os demais.