Síndrome caracterizada por um conjunto de sintomas que indicam alterações da motricidade voluntária, provocadas por lesão dos feixes piramidais: paralisias (fácidas e espásticas) hiper-reflexia osteotendinosa, sinal de Babinski positivo.
Uma via neural é um feixe de axônios que conecta dois ou mais neurônios diferentes, facilitando a comunicação entre eles. Tratos são vias que estão localizadas no cérebro e na medula espinhal (sistema nervoso central).
Significado de Eferente adjetivo Que transporta. Nervos eferentes, os que vão dos centros nervosos para a periferia. (Opõe-se a aferente.).
O sistema nervoso somático é responsável pela relação entre o corpo humano e o meio ambiente, sendo constituído de duas partes: Aferente (sensitiva) e Eferente (motora). ... O sistema nervoso autônomo é dividido em SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO E PARASSIMPÁTICO. O sistema nervoso simpático tem origem desde T1 até L2 ou L3.
Sistema nervoso autônomo ou sistema nervoso autónomo (também chamado sistema neurovegetativo ou sistema nervoso visceral) é a parte do sistema nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão.
O sistema nervoso somático fornece impulsos motores aos músculos esqueléticos. A maioria dos movimentos controlados pelos sistema nervoso somático são conscientes, enquanto o controle exercido pelo sistema nervoso automático ocorrem em nível inconsciente.
O sistema nervoso simpático é responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência. ... O sistema nervoso parassimpático tem a função de fazer o organismo retornar ao estado de calma em que o indivíduo se encontrava antes da situação estressante.
Assim, a atuação do sistema nervoso simpático e parassimpático no coração é bem distinta, uma vez que o simpático aumenta os batimentos cardíacos (sendo ativado, por exemplo, em situações de estresse ou exercícios físicos) e o parassimpático os diminui (predispondo, por exemplo, à bradicardia necessária para que o ...
estimulação dos nervos parassimpáticos causa os seguintes efeitos sobre o coração: (1) diminuição da frequência dos batimentos cardíacos; (2) diminuição da força de contração do músculo atrial; (3) diminuição na velocidade de condução dos impulsos através do nódulo AV (átrio-ventricular) , aumentando o período de ...