vim - Opções úteis de configuração O editor de textos Vim tem um arquivo de configuração chamado . vimrc localizado no diretório home do usuário. Após pesquisar em alguns sites, cheguei na configuração abaixo para editar programas, usando cores, identação, etc. Edite ou crie o arquivo ~/.
Abrir um arquivo de textos com o Vim é simples. Basta informar o caminho e nome do arquivo como parâmetro ao comando vim, quando for executá-lo. Se quiséssemos abrir o arquivo /etc/passwd, por exemplo, executaríamos vim /etc/passwd no terminal. Para sair do editor de textos, digite :q.
Para copiar um texto de um arquivo você faz isso :
Para salvar o arquivo, você precisa sair do modo de Insert e voltar para o modo Normal. Para fazer isso basta apertar a tecla ESC. Agora, pra salvar o arquivo, exatamente na pasta em que você está, basta executar o comando :w. Para sair do arquivo e voltar para o terminal, basta executar o comando :q.
Como usar o editor Vi. Use sempre a tecla Esc, para ir para a linha de comando do editor, onde vocẽ pode dar as instruções. Sempre que quiser sair, tecle Esc, seguido do comando ':q'. Para sair sem gravar as alterações feitas no arquivo, use o comando ':q!
Para sair do vim você precisa usar :q no modo de comando. Para salvar é :w . Portanto, para sair e salvar é :wq . Se você não souber se está no modo de comando ou no modo de inserção, é possível ir "direto" para o modo de comando usando a combinação Esc + Esc .
Nesse caso para sair do seu commit, aperte umas 3x ESC (por precaução), após isso aperte a tecla "i" e insira seu texto de commit, por exemplo: "modificando algo no codigo". Após isso, aperte a tecla ESC e e escreva ":wq".
No Windows, o GIT Bash Ctrl + X não faria nada e descobriu que funciona como o vi / vim. Pressione i para entrar no modo de inserção em linha. Digite a descrição na parte superior, pressione esc para sair do modo de inserção e digite :x! (agora o cursor está na parte inferior) e pressione enter para salvar e sair.
O editor aberto com o comando crontab -e é o vi, portanto, para salvar e sair, utilize os mesmos comando do vi.
No VI o comando para gravar e sair é :wq (dois pontos+w+q). Vc deve teclar antes para entrar no modo de comando. Usa este editor para fazer as mudanças no arquivo salva e sai do programa.
A configuração do cron geralmente é chamada de crontab. Para configurar um crontab por usuário, utiliza-se o comando “crontab“, junto com um parâmetro, dependendo do que você quiser fazer.
Trata-se de um programa do Linux executável em segundo plano (ou seja, um daemon), capaz de executar tarefas automaticamente. Como o serviço funciona? Quando iniciado, o Cron faz uma varredura (a cada minuto) pelos diretórios que possam conter arquivos nos quais estão guardados os scripts agendados pelo usuário.
No Ubuntu ou debian, você pode visualizar o crontab /var/spool/cron/crontabs/ e, em seguida, um arquivo para cada usuário. Isso é apenas para crontabs específicos do usuário, é claro. Para Redhat 6/7 e Centos, o crontab está abaixo /var/spool/cron/ . Bom com o Suse Linux aqui.
Para agendar uma tarefa no Linux, você deve utilizar o CRON. O cron pode ser interpretado como um serviço do Linux que é carregado durante o processo de boot do sistema. Trata-se de uma ferramenta que permite programar a execução de comandos e processos de maneira repetitiva ou apenas uma única vez.
Você pode usar o comando at para agendar um comando, um script ou um programa para ser executado em uma data e hora especificadas. Você também pode usar esse comando para exibir tarefas agendadas existentes.
O agendador de tarefas é uma ferramenta que está disponível no Windows há muitos anos, porém poucas pessoas sabem que o agendador de tarefas pode ser utilizado para automatizar a execução de programas.
Conforme observado anteriormente, há uma opção para ativar ou desativar o Histórico, desde que você abra o gerenciador de tarefas no modo elevado "Administrador" (clique com o botão direito do mouse no programa / atalho do Agendador de tarefas e escolha "Executar como administrador").
Como agendar a execução automática de um arquivo . bat:
Vá em configurações do computador e depois em configurações do windows. Do lado direito da tela clique no item Scripts (Inicialização/Encerramento). Clique duas vezes em Desligar. Na janela que se abrir clique em Adicionar e depois em Procurar.
Acesse o server manager.
Após abrir o agendador de tarefa, clique na opção “Criar Tarefa ” no menu Ações localizado do lado direito. Acabamos de configurar a hora e a quantidade de vezes que o agendador de tarefa será executado. Clique em OK e acesse a guia Ações. Clique em Novo e a janela “Nova Ação” será exibida.
Veja duas formas de alterar quais aplicativos serão executados automaticamente na inicialização no Windows 10: Selecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione Configurações > Aplicativos > Inicialização. Certifique-se de que todos os aplicativos que você deseja executar na inicialização estejam Ativados.
Solução
O Task Scheduler está habitualmente escondido na secção de ferramentas administrativas do Control Panel, mas torna-se bem mais simples chegar até ele pesquisando pelo seu nome no Start Menu.
O Agendador de tarefas, como o próprio nome diz, é um recurso do Windows que permite criar, editar e agendar tarefas. Com ele, o usuário pode agendar algo como um enviar um e-mail ou abrir um certo programa em determinado dia e hora, entre outros.
O Agendador de Tarefas é uma ferramenta que permite disparar uma requisição de maneira agendada e repetitiva, sem intervenção manual.
O Agendador de tarefas, como o próprio nome diz, é um recurso do Windows que permite criar, editar e agendar tarefas. Com ele, o usuário pode agendar algo como um enviar um e-mail ou abrir um certo programa em determinado dia e hora, entre outros.
Para alterar uma tarefa existente usando a interface do Windows
Alterar uma tarefa
Correção de tarefas no Microsoft Teams