Paisagem natural e paisagem cultural são tipos de paisagens que apresentam entre si elementos diferentes identificados pelos nossos cinco sentidos, especialmente a visão. Paisagem natural e paisagem cultural são diferenciadas pela análise dos elementos que as compõem.
Na geografia, a paisagem natural é aquela que apresenta somente a natureza. Sendo assim, a paisagem natural não sofreu ação antrópica (interferência humana). Ou seja, a paisagem natural pode ser uma montanha, um deserto, um lago, uma floresta, dentre outros.
Paisagem, para a Geografia, significa duas coisas: tudo aquilo que os sentidos humanos (tato, audição, olfato, visão) podem captar. Tudo aquilo que sua visão consegue enxergar é uma paisagem, tudo aquilo que sua audição escuta é uma paisagem. Portanto, tudo que o ser humano consegue sentir é uma paisagem.
O que é Paisagem cultural: Também chamada de paisagem antrópica ou humanizada, a paisagem cultural é o resultado da interação do homem com a natureza. Um dos exemplos de paisagem cultural é a cidade do Rio de Janeiro, onde é possível encontrar paisagens que combinam elementos naturais com intervenções humanas.
paisagem é um espaço de território que se abrange de uma linda vista. e lugar é espaço ocupado , ou que pode ser ocupado pelo corpo.
Os elementos responsáveis por realizarem a composição de uma paisagem compreendem aqueles que fazem parte da natureza, a priori. São os seguintes: a vegetação, o relevo, o clima, as serras, e lógico, a hidrografia.