1. [ Gramática ] Diz-se de ou sinal gráfico que serve para diferençar letras ou palavras (ex.: sinal diacrítico; os acentos, o til e a cedilha são diacríticos).
adjetivo Sinal gráfico que distingue ou destaca a modulação das vogais ou a pronúncia de certas palavras, conferindo um novo valor fonético ou fonológico: os acentos agudo, circunflexo e grave; o til, a cedilha e o trema são sinais diacríticos.
Vale deixar aqui algumas indicações: o japonês possui muitas palavras com uma vogal estendida, o "ou"; sempre que houver uma palavra com a vogal longa "ou", a sua representação, em romaji é ō (a vogal "o" acompanhada de um mácron, um simples traço acima da letra); o "j" em romaji possui som de "dj"
Os nomes dos acentos gráficos da língua portuguesa são:
No português, utilizamos quatro acentos, cada um representado por um símbolo. São eles: Acento Agudo (´) – Sua função é simples: indicar a as vogais tônicas. O acento agudo sempre será usado na vogal da sílaba tônica.
Pressione as teclas Control + ` e depois a letra na qual deseja adicionar o acento grave. Mantenha a tecla Control pressionada e depois toque a tecla de acento perto do canto superior esquerdo do teclado. Solte as teclas. Em seguida, selecione a letra na qual deseja adicionar o acento.
[ Gramática ] Que tem o acento predominante na antepenúltima sílaba.
As regras de acentuação das proparoxítonas, palavras onde a antepenúltima sílaba é tônica, instituem que elas sejam sempre acentuadas. Assim, toda proparoxítona é acentuada.