" A sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objetivo de provocar ou evitar uma mudança. ... - ou seja, uma poesia satírica seria uma poesia que ridiculariza algo.
A obra de Gregório de Matos divide-se em três vertentes temáticas: poesia satírica, religiosa e lírica.
A obra de Gregório de Matos possui duas vertentes: a satírica, composta dos versos de escárnio pelos quais ficou conhecido e que lhe renderam a alcunha de Boca do Inferno, e a lírico-amorosa, cujos poemas dividem-se entre temas sacros e do amor sensual.
Poesia satírica registra principalmente o cotidiano do nobre de forma detalhada cômica e grosseira. ... Poesia lírica que tem como elemento principal o eu-lírico que era um personagem fictício que dava vida aos versos atribuindo os seus sentimentos.
Não é definição de Poesia Lírica: 1 )É marcada pela objetividade, onde são narrados os fatos considerados importante para o poeta; 2 ) Pode ser traduzida como a maneira de expressar sentimentos por meio da palavra falada ou escrita; ... 5)A maioria dos textos líricos está escrito em verso.
é uma poesia que consiste numa forma de expressão dos sentimentos, das emoções, dos desejos, dos conhecimentos, enfim, da visão de mundo de alguém! Esse nome veio do facto de os Gregos citarem poemas ao som da lira. Por exemplo, muito dos poemas de camões são poemas liricos!
O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".
Neste poema lírico clássico, o autor procurou expor a natureza ao contrário do amor. Na Antiguidade, o amor era visto como um indivíduo privado de visão, uma doença da razão, uma enfermidade de consequências às vezes devastadoras.
Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza. Além disso, ao mesmo tempo que o amor desperta os desejos corporais, o poeta é assaltado pela culpa e pela angústia do pecado.
Não pare agora... A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. ... Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.
Poesia satírica Devido às suas sátiras poéticas, Gregório de Matos ficou conhecido como Boca do Inferno. ... Dos autores dessa escola literária, Gregório de Matos foi um leitor de Camões, por exemplo.
Em sua produção lírica, Gregório de Matos se mostra um poeta angustiado em face à vida, à religião e ao amor. Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza.
Poesia amorosa ou lírica Assim, as principais características da poética amorosa do escritor são: Amor elevado; Amor obsceno e satírico; Linguagem mais branda em alguns poemas e mais ríspida em outros.
O poeta produziu poesia lírico-filosófica, sacra e satírica. Além desses três tipos, há a poesia erótica ou pornográfica. Suas sátiras atacavam o governo, a nobreza e o clero.
Principais Características A sátira tem como característica principal a forte carga de ironia e sarcasmo. Embora nem sempre ela tem como objetivo induzir ao riso, geralmente, este estilo literário se aproxima da comédia. Trata-se, portanto, de uma crítica social feita às pessoas e aos costumes de maneira caricata.
Poesia religiosa são poesias que falam de Cristo ou de algo parecido assim como a música sacra, a poesia religiosa fala do que é bom para nossa alma mais uma vez peramte a igreja que tem o domínio sobre qualquer arte do movimento barroco.
CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS É mais conhecido por sua sátira ferina, azeda e mordaz, usando, às vezes, palavras de baixo calão, daí seu epíteto Boca do Inferno. Critica todos os aspectos da sociedade baiana, particularmente o clero e o português.
Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
O Barroco no Brasil foi o estilo artístico dominante durante a maior parte do período colonial, encontrando um terreno receptivo para um rico florescimento. ... Nas artes plásticas seus maiores expoentes foram Aleijadinho e Mestre Ataíde.
O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.
1601
No Brasil a arte barroca permaneceu durante o período colonial e serviu para facilitar o doutrinamento católico além da decoração de igrejas. Na arquitetura destacam-se as inúmeras igrejas em várias regiões do país como, por exemplo, a Igreja de São Francisco em Salvador e a Igreja de Santo Antônio em Cairu.
A influencia do Barroco na atualidade pode ser encontrada em muitos segmentos,na moda, por exemplo, em formas de rendas, as cores vermelhas e azuis na mesma peça, pontos rendados, rococos, dentre outros. ... Trata-se de questões opostas, todavia uma depende da outra, as chamadas antíteses, presentes nas poesias barrocas.
A arte barroca procura comover intensamente o espectador. Nesse sentido, a Igreja se converte numa espécie de espaço cênico, num teatro sacrum onde são encenados os dramas. O Barroco é o estilo da Reforma católica também denominada de Contra-Reforma.