A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente onde são produzidos, sendo que a maioria dos microrganismos pode ser destruída através das boas práticas de higiene e fabricação e práticas adequadas de manipulação e ...
Quais são os principais tipos de contaminação?
Temperatura: Os microrganismos podem se multiplicar em temperaturas entre 5°C a 60°C (chamada zona de perigo). Na temperatura ambiente, ocorre uma rápida multiplicação dos microrganismos.
Os principais fatores são: temperatura, pH, presença de oxigênio, pressão osmótica e luz. A temperatura ótima de crescimento está em torno de um intervalo dentro do qual o desenvolvimento ocorre sem atingir o seu máximo.
O processo de crescimento é dependente de reações químicas que são alteradas pela temperatura. Os microrganismos sempre se desenvolvem em uma faixa de temperatura, que compreende desde uma temperatura mínima para início, uma temperatura ótima e uma temperatura máxima.
Essa cultura sem crescimento bacteriano significa que não tem infecção ativa no material analisado. Isso não significa que a pesquisa de anticorpos para doenças como clamídia, herpes, toxoplasmose não possam vir positivas.
Negativo ou normal: quando não se observa crescimento de colônias de bactérias na urina em valores preocupantes; Positivo: quando é possível identificar mais que 100.
A bacteriúria corresponde à presença de bactérias na urina, podendo ser devido à coleta inadequada da urina, havendo contaminação da amostra, ou devido à infecção urinária, podendo ser observada também nessas situações outras alterações no exame de urina, como presença de leucócitos, células epiteliais e, em alguns ...
O EAS é o exame de urina mais simples, feito através da coleta de 40-50 ml de urina em um pequeno pote de plástico. Normalmente solicitamos que se use a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato.
Assim, os sintomas que a pessoa deve estar atenta e que são indicativos de cistite são:
Para o diagnóstico, o especialista costuma pedir exames de urina. No caso de uma infecção, o exame apontará a presença de bactérias e deverá ser tratada com antibióticos e muito líquido.
Para a maioria das mulheres com suspeita de cistite simples aguda, particularmente aquelas com sintomas clássicos, nenhum teste adicional é necessário para fazer o diagnóstico. Deve-se solicitar o exame simples de urina em mulheres que apresentam características clínicas sugestivas, mas não claramente diagnósticas.