EQST

O Que Significa Capacidade Tributria Passiva?

O que significa capacidade tributria passiva? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
  • O que significa capacidade tributária passiva?
  • Quem tem capacidade tributária?
  • Qual a diferença entre competência e capacidade tributária?
  • O que é a capacidade contributiva?
  • Qual a relação entre o princípio da igualdade e da capacidade contributiva?
  • É possível aplicar o caráter pessoal e o princípio da capacidade contributiva no IPTU?
  • É inconstitucional a lei municipal que tenha estabelecido antes da EC 29 2000 alíquotas progressivas para o IPTU salvo se destinada a assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana?
  • Para que não haja violação ao princípio da capacidade contributiva a hipótese tributária deve ser escolhida mediante a adoção de um critério único de valoração de modo a impedir eventual distinção entre os que têm e os que não têm capacidade contributiva?
  • Qual é a alíquota máxima prevista para o IPTU em razão da função social da propriedade?
  • Como funciona o atual sistema de alíquotas do IPTU previsto na Constituição Federal?
  • É admitida a progressividade do IPTU desde que para fins extrafiscais em face da sua natureza real e para garantir a função social da propriedade?
  • Qual é o papel social do IPTU?
  • O que é o IPTU progressivo no tempo?
  • É vedada a progressividade do IPTU no tempo?
  • O que é IPTU progressivo e qual seu objetivo?
  • O que é o IPTU qual sua finalidade?
  • O que é um imposto progressivo?
  • Quem paga o IPTU o inquilino ou o proprietário?
  • Como funciona IPTU no aluguel?
  • Quem deve pagar IPTU proprietário ou possuidor?
  • Qual ente instituidor é responsável pelo recolhimento do IPTU?
  • Quem é possuidor do imóvel?
  • O que é titular do domínio útil ou possuidor?
  • Quem é o titular do domínio útil?
  • O que é possuidor a qualquer título?
  • Como alterar o nome do proprietário no IPTU SP?
  • Como alterar o nome do proprietário de um imóvel?
  • Como faço pra mudar o IPTU do DF pro meu nome?
  • O que significa capacidade tributária passiva?

    Capacidade tributária passiva é a aptidão para ser sujeito passivo da relação jurídico-tributária. ... Ter capacidade passiva significa apenas ter a possibilidade de realizar o fato gerador de obrigação tributária.

    Quem tem capacidade tributária?

    Capacidade Tributária é uma denominação genérica atribuída para aquele que possui o direito de cobrar ou o dever de recolher determinado tributo. Sendo esta subdividida em Capacidade Tributária Ativa ou Capacidade Tributária Passiva. Difere-se da competência tributária que é a aptidão para criar tributos.

    Qual a diferença entre competência e capacidade tributária?

    A competência tributária é o poder conferido pela Constituição Federal de 1988 aos entes políticos (União, estados membros, Distrito Federal e municípios) para a instituição de tributos. ... Já a capacidade tributária ativa, por sua vez, consiste na atividade de arrecadar e fiscalizar tributos.

    O que é a capacidade contributiva?

    O princípio da capacidade contributiva. Resumo: O principío da capacidade contributiva é baseado em um conceito econômico e de justiça fiscal. Tem como alicerce a busca de uma sociedade mais justa e igualitária, impondo uma tributação mais onerosa para aqueles de detêm uma maior concentração de riquezas.

    Qual a relação entre o princípio da igualdade e da capacidade contributiva?

    Conforme visto anteriormente, o princípio da igualdade visa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida da sua desigualdade. Pelo princípio da capacidade contributiva, deve-se tratar cada contribuinte segundo a sua capacidade de arcar com o ônus tributário.

    É possível aplicar o caráter pessoal e o princípio da capacidade contributiva no IPTU?

    A lição do doutrinador leva à conclusão de que não é o fato de o IPTU ser classificado como um imposto real que estaria impedida a aplicação do princípio da capacidade contributiva pelos Municípios.

    É inconstitucional a lei municipal que tenha estabelecido antes da EC 29 2000 alíquotas progressivas para o IPTU salvo se destinada a assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana?

    De acordo com a Súmula 668 do STF, “é inconstitucional a lei municipal que tenha estabelecido, antes da Emenda Constitucional 29/2000, alíquotas progressivas para o IPTU, salvo se destinada a assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana”.

    Para que não haja violação ao princípio da capacidade contributiva a hipótese tributária deve ser escolhida mediante a adoção de um critério único de valoração de modo a impedir eventual distinção entre os que têm e os que não têm capacidade contributiva?

    Para que não haja violação ao princípio da capacidade contributiva, a hipótese tributária deve ser escolhida mediante a adoção de um critério único de valoração, de modo a impedir eventual distinção entre os que tem e os que não tem capacidade contributiva.

    Qual é a alíquota máxima prevista para o IPTU em razão da função social da propriedade?

    § 1º O valor da alíquota a ser aplicado a cada ano será fixado na lei específica a que se refere o caput do art. 5º desta Lei e não excederá a duas vezes o valor referente ao ano anterior, respeitada a alíquota máxima de quinze por cento.

    Como funciona o atual sistema de alíquotas do IPTU previsto na Constituição Federal?

    A alíquota progressiva ocorre com o aumento das alíquotas de certo imposto em função de um parâmetro definido. De acordo com artigo 156, inciso I, da Constituição da República de 1988, compete aos Municípios instituir o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

    É admitida a progressividade do IPTU desde que para fins extrafiscais em face da sua natureza real e para garantir a função social da propriedade?

    É admitida a progressividade do IPTU desde que para fins extrafiscais, em face da sua natureza real, e para garantir a função social da propriedade. O ITBI pode ser progressivo.

    Qual é o papel social do IPTU?

    O IPTU se constitui, assim, como uma das principais fontes de arrecadação municipal e tem uma função social, principalmente para a efetiva realização de uma adequada política de desenvolvimento urbano em cada localidade.

    O que é o IPTU progressivo no tempo?

    O IPTU progressivo no tempo é uma conseqüência de um outro instrumento, chamado parcelamento, edificação e utilização compulsórios (PEUC). Ambos são previstos pela própria Constituição Federal (art. ... Não cumprida tal obrigação, ai então entra em cena o IPTU progressivo, até que ela seja atendida.

    É vedada a progressividade do IPTU no tempo?

    156 parágrafo 1º, da Constituição Federal. ... - Portanto, é inconstitucional qualquer progressividade, em se tratando de IPTU, que não atenda exclusivamente ao disposto no artigo 156, § 1º, aplicado com as limitações expressamente constantes dos §§ 2º e 4º do artigo 182, ambos da Constituição Federal.

    O que é IPTU progressivo e qual seu objetivo?

    O objetivo da implantação das alíquotas progressivas de IPTU (ou seja, uso de alíquotas crescentes no decorrer do tempo) é desestimular proprietários a manter seus imóveis fechados, ou subutilizados, fatos que provocam indesejável redução de oferta de imóveis para o mercado, seja para venda, seja para locação.

    O que é o IPTU qual sua finalidade?

    A finalidade principal do IPTU é a arrecadação de recursos financeiros aos municípios, tendo vista em que não é um imposto vinculado a alguma finalidade. Dessa forma, ele pode ser utilizado nas mais diversas atividades do governo municipal, que não precisam estar relacionadas aos interesses do proprietário.

    O que é um imposto progressivo?

    Já os impostos progressivos são aqueles em que a alíquota aumenta à proporção que os valores sobre os quais incide são maiores, mantendo uma relação positiva com o nível de renda. ... Na medida em que a renda aumenta, o contribuinte paga mais imposto.

    Quem paga o IPTU o inquilino ou o proprietário?

    O locador ou locatário? A Constituição Federal e o Código Tributário Nacional prevê que o imposto refere à "propriedade", logo o "dono" é responsável pelo pagamento do IPTU, mas a Lei do Inquilinato autoriza a transferência do pagamento do imposto ao locatário (inquilino).

    Como funciona IPTU no aluguel?

    Lei do Inquilinato – IPTU exceto se de outra forma for estabelecido em contrato. Assim, desde que esteja previsto no contrato de aluguel, a transferência da responsabilidade do pagamento do IPTU é permitida e, nesse caso, quem paga IPTU de imóvel alugado é o inquilino.

    Quem deve pagar IPTU proprietário ou possuidor?

    De acordo com o art. 34 do CTN, contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título. Além disso, o artigo 32 do CTN estabelece que o IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel.

    Qual ente instituidor é responsável pelo recolhimento do IPTU?

    De acordo com a emenda tratada é de competência dos municípios a instituição do 'imposto sobre propriedade predial e territorial urbana' (IPTU). Esta última denominação nos mostra sobre o que recai o imposto. O tributo, assim, passou a ser sobre 'a propriedade predial e territorial urbana'.

    Quem é possuidor do imóvel?

    Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.

    O que é titular do domínio útil ou possuidor?

    O PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL QUE DETÉM A PROPRIEDADE IMOBILIÁRIA REGISTRADA NO CARTÓRIO. TITULAR DO DOMÍNIO ÚTIL. POSSUIDOR DO BEM A QUALQUER TÍTULO.

    Quem é o titular do domínio útil?

    O domínio direto, também denominado de domínio útil, é o exercício dos direitos de uso, gozo e fruição sobre o bem imóvel, mas sem o poder de disposição, que é exclusivo do titular do domínio indireto.

    O que é possuidor a qualquer título?

    A lei ainda é ampla, ao definir como "possuidor a qualquer título", ou seja, aquele que reside no imóvel e é herdeiro, o que simplesmente invadiu o imóvel e se apropriou do mesmo, o inquilino, aquele que vive num imóvel "cedido" pelo proprietário.

    Como alterar o nome do proprietário no IPTU SP?

    No entanto, caso os demais imóveis não sejam de sua propriedade, o interessado deverá realizar uma atualização de dados cadastrais, observando os procedimentos listados no link: www.prefeitura.sp.gov.br/iptu/atualizacao, a fim de que o nome do novo/atual proprietário conste no cadastro do imóvel.

    Como alterar o nome do proprietário de um imóvel?

    Você precisa apresentar cópia de documento de compra e venda ou escritura do imóvel. Nenhuma administradora troca o nome do proprietário apenas com um pedido sem os devidos documentos de comprovação de troca de titularidade. Neia, Basta apresentar escritura e certidão atualizada do imóvel.

    Como faço pra mudar o IPTU do DF pro meu nome?

    Para solicitar alteração dos dados de imóvel no Cadastro de Imóveis acessar o Atendimento Virtual e registrar a solicitação em Todos os Serviços, Assunto "IPTU/TLP" e Tipo de Atendimento "Cadastro de Imóveis - Solicitar Alteração - serviço".