Pneumoperitônio é a presença de ar na cavidade abdominal.
Consumir alimentos ricos em minerais, potássio, magnésio e cálcio são estratégias utilizadas para promover a reposição desses nutrientes perdidos durante a atividade física. Banana, castanha do Pará, aveia, granola e brócolis são algumas das opções.
A reumatologista salienta que, como é rica em água, potássio e glicose, essa fruta até pode auxiliar nas cãibras induzidas pelo exercício, já que hidrata e fornece energia para os músculos durante a atividade física.
Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila. Segundo a especialista, a melhor forma de consumir a banana - em termos de saúde - é crua, pois quando cozida em água, há perda do potássio.
As principais causas das cãibras nas pernas incluem: Falta de oxigênio no músculo ou de excesso de ácido lático, o que é comum durante a atividade física; Falta de minerais no organismo como magnésio, cálcio ou sódio, especialmente quando esta falta ocorre à noite durante o sono.
Cãibra na boca do estômago, logo abaixo das costelas, é causada por nervos que saem da coluna torácica. Na direção abaixo do mamilo até a região do estômago. Os nervos saem da parte central da coluna torácica.
Normalmente, a causa é a falta de treino ou recursos de condicionamento físico, o que faz com que o músculo não renove o oxigênio suficientemente bem, levando aos processos químicos (errados) dentro da musculatura. O mais famoso é o acido láctico.
Como aliviar a cãibra
O que se pode fazer para tratar a dor nas costas consiste em:
Na maioria das vezes, não passa de uma maneira do próprio corpo sinalizar desidratação, ou falta de algum nutriente no músculo afetado. Contudo, as câimbras têm curta duração. Podem ser ainda um alerta para o uso excessivo do músculo, tensão muscular, isso de calçados adequados, ou mesmo dieta desregulada.