Davi e as Religiões No judaísmo, Davi é o Rei de Israel e do povo judaico, no Novo Testamento, em Mateus 1, consta que Davi é um ancestral direto de Jesus, e no islamismo é conhecido como Daud, profeta e rei de uma nação. Segundo alguns historiadores, Davi faleceu em 970 a. C. e foi sepultado em Jerusalém.
Por isto quero meditar nas qualidades de Davi:
Sabemos que Davi, mesmo depois de feitos inspirados pelo Espírito de Deus, acabou se desviando dos caminhos divinos, chegando a cometer o terrível pecado de mandar matar um homem, para ficar com a mulher dele. Mas ele se arrependeu amargamente (Salmos 51) e foi chamado “O Homem segundo o coração de Deus”.
Mas poucos sabemos que David, não recebeu apenas uma unção com o óleo de azeite, aquela que foi realizada pelo profeta Shamuel, mas ele foi ungido três vezes.
Dicas
A partir destas descobertas, a data de existência de David pode ser determinada em, ca. 1040-970 a.C., junto ao relato bíblico, tendo reinado sob Judá em ca. 1010-1 003 a.C. e sobre todo o Reino Unificado de Israel ca. 1003-970 a.C.
Samuel unge Davi como o novo rei de Israel.
Saul desprezou e rejeitou a Palavra de Deus e, em vez de obedecer, deu um jeito “piedoso” de fazer a sua própria vontade (cf. 1Sm 15.
Davi e Saul foram os dois primeiros reis de Israel e, entre eles, haviam muitas diferenças, a partir da escolha para governarem. Seus nomes tinham grande significado. Davi significa “amado e respeitado por Deus”, enquanto Saul significa “pedido a Deus”. Ambos eram de boa aparência e foram ungidos pelo profeta Samuel.
Alguns afirmam que o motivo do tal desprezo era a cor de seu cabelo, ruivo (1 Sm 16:12). ... Assim há, segundo a compreensão de alguns, uma referência a cor de cabelo de Davi com Adão, aquele que levou a queda à todos os homens.
No contexto evangélico, a história de Saul e Davi é uma referência de que a vida em cristo pede obediência a voz de Deus, para o nosso próprio bem. Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender melhor do que a gordura de carneiros.” (I Samuel 15:22).
Saul (em hebraico: שאול המלך, "Pedido a Deus") ou Saulo foi o primeiro rei do antigo reino de Israel, conforme a tradição judaica-cristã.
Eliabe ou Eliab ("Deus é pai") é um nome de origem hebraica relativamente comum no Antigo Testamento e que se refere aos seguintes personagens: ... Um rubenita, filho de Palu, era pai de Datã e Abirão (Números 26:8, Números 16:1 a Números 16:12 e Deuteronômio 11:6) Um dos irmãos de David e o primogênito de Jessé.
Eliabe era o filho primogênito de Jessé e pai de Abigail (1 Crônicas 2:13; 2 Crônicas 11:18). Eliabe também é chamado de Eliú em 1 Crônicas 27:18. Eliabe aparece na Bíblia pela primeira vez em conexão com a unção de Davi. Ele é descrito como sendo um homem alto de estatura e de magnífica aparência.
Eliabe é um nome bíblico. Tem origem hebraica e é formado pela junção das partícula El, que significa “Deus” e aba, que significa “pai”, da qual resulta “Deus é pai”, “Meu Deus é pai”.
Abinadabe ou Abnadabe , no hebraico, significa " pai da generosidade", nome dado a várias pessoas na Bíblia. Um dos sete filhos de Jessé, que era pai de Davi, e um dos três que seguiram a Saul contra os filisteus (I Samuel 17:13). Era também um dos filhos de Saul que foi morto na batalha de Gilboa contra os filisteus.