O que é um Requisito Não-Funcional? Como o próprio nome diz, é uma “não funcionalidade”, ou seja, trata-se de algo que não é uma funcionalidade, mas que precisa ser realizado para que o software atenda seu propósito.
Os requisitos funcionais definem como um sistema deverá se comportar em relação as suas funcionalidades básicas, já os requisitos não funcionais avaliam outros aspectos do software. São exemplos de requisitos não funcionais a serem considerados em um software: a) segurança, desempenho, estresse e sistema.
Testes não funcionais, diferentemente do anterior, não são relacionados à funcionalidade da aplicação em si, pois simulam os cenários de acessos, performance e estresse, testando os atributos de um componente do sistema efetuando uma verificação mais profunda e analítica do servidor.
O documento de requisitos delimita o escopo do conjunto de funcionalidades que um sistema deve prover, bem como descreve os atributos de qualidade que devem ser suportados. ... § Captura e documenta os requisitos do projeto e serve de referência para testes, manutenção e evolução do sistema.
Técnicas para o Levantamento de Requisitos
Quando falamos de um Requisito Funcional estamos nos referindo à requisição de uma função que um software deverá atender/realizar. Ou seja, exigência, solicitação, desejo, necessidade, que um software deverá materializar. Um Requisito Funcional é um Requisito de Software.
Entenda o que é Identidade Funcional e sua validade como documentação oficial. ... A Identidade Funcional é um documento oficial de identificação profissional, que comprova a situação funcional de um servidor público, bem como seu cargo e as prerrogativas associadas a ele.
Qual alternativa abaixo apresenta um requisito funcional de software? A base de dados deve ser protegida para acesso apenas a usuários autorizados. O tempo de resposta do sistema não deve ultrapassar 30 segundos. O software deve ser operacionalizado no Sistema Operacional Windows.
Requisitos do negócio são requisitos de alto nível que explicam necessidades do negócio e justificam a execução de um ou mais projetos. Requisitos do negócio representam objetivos do negócio. ... Não há um protocolo universal para comunicação de problemas e requisitos.
Requisitos são, além de funções, objetivos, propriedades, restrições que o sistema deve possuir para satisfazer contratos, padrões ou especificações de acordo com o(s) usuário(s). De forma mais geral um requisito é uma condição necessária para satisfazer um objetivo.
Requisitos legais são as leis aplicáveis à organização no âmbito operacional. Existem requisitos legais dos mais diversos tipos, leis, portarias, regulações, decretos e diversos outras exigências emitidas pelo Estado, nos âmbitos municipal, estadual e federal.